Menu

Izolda Cela é nomeada para vaga no Conselho de Administração do Banco do Nordeste

A secretária-executiva do Ministério da Educação e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), foi anunciada no Conselho de Administração do Banco do Nordeste. A confirmação da instituição veio em formato de comunicado ao mercado, nesta terça-feira, 18. No fim de março, o Conselho de Administração do BNB nomeou o economista e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, como presidente da Instituição, em substituição aJosé Gomes da Costa.

O controle da instituição chegou a ter como pivô o deputado federal cearense José Guimarães (PT).

Nova membro do Conselho de Administração, Izolda é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Estudos em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Na Secretaria de Educação do Município de Sobral, na região Norte do Estado, foi secretária adjunta de 2001 a 2003
e secretária de educação de 2004 a 2006. Além disso, Izolda ocupou a Secretaria de Educação do Ceará de 2007 a março de 2014. Eleita e reeleita vice-governadora do Estado para o mandato 2015-2022, assumindo como governadora no período de abril a dezembro 2022.

Também assumiu vaga no Conselho o atual secretário-executivo adjunto do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Adauto Modesto Junior, formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School. O presidente do grupo é Saumíneo da Silva Nascimento, pós-doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe. Com isso, o Conselho do BNB fica com a seguinte composição:

  • Saumíneo da Silva Nascimento – Presidente do Conselho;
  • Adauto Modesto Junior;
  • Leonardo Faletti;
  • Luiz Alberto da Silva Júnior;
  • Maria Izolda Cela de Arruda Coelho;
  • Paulo Henrique Saraiva Câmara;
  • Romildo Carneiro Rolim.

O Banco do Nordeste é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, com mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal. Em 2022, a instituição registrou financiamentos da ordem de R 49 bilhões, abrangendo 2.074 municípios. Em fevereiro, como apontou o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, lideranças políticas cearenses estiveram em Brasília para debater o comendo do Banco, as seis diretorias e nove superintendências estaduais. O BNB tem investimentos anuais de R$ 78 bilhões no Nordeste e se tornou o agente financeiro de 100% das entressafras que se instalam e estão implantadas na região.

A sede do BNB fica em Fortaleza. Historicamente, o banco sempre teve um cearense no seu comando até a chegada de Dilma, Temer e Bolsonaro ao poder, que fizeram a opção de propor um rodízio entre os estados.