A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, em flagrante, 18 suspeitos de violência contra mulheres, entre a noite da última sexta-feira, 14, e domingo, 16, em Fortaleza. As prisões envolvem casos de lesão corporal, injúria e ameaça, sendo registradas na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) no combate à violência de gênero.
Entre os presos está um homem de 34 anos, morador do bairro Granja Lisboa, com antecedentes por três crimes de lesão corporal registrados na Delegacia da Mulher e um por estupro de vulnerável, registrado na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca). O acusado foi preso no domingo, 16, em um bar após a Polícia Militar constatar violência contra uma mulher e encaminhado a DDM.
A delegada titular da DDM de Fortaleza, Eliana Maia, ressalta a importância do debate para que outras vítimas se sintam encorajadas a denunciar. “Em casos de lesão corporal, cárcere, tentativa de feminicídio, violência psicológica, por exemplo, que são investigados sem a necessidade da representação da vítima, instauramos os procedimentos quando recebemos as denúncias, que podem ser feitas por terceiros”, detalha.
DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER
As ocorrências que se enquadram na Lei Maria da Penha devem ser denunciadas à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que fica localizada na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Couto Fernandes, em Fortaleza. Já em Juazeiro do Norte(Cariri), Sobral (Região Norte) e Quixadá (Sertão Central), essas unidades especializadas funcionam na Casa da Mulher Cearense, vinculadas à Secretaria de Mulheres, com uma rede de proteção multidisciplinar.
As denúncias podem ser feitas presencialmente na DDM. Crimes de ameaça, violação de domicílio, calúnia, difamação, injúria e dano ainda podem ser registrados por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), por meio do site. Acesse aqui. O telefone da DDM em Fortaleza é (85) 3108-2950 / 3108 – 2952 .
