A Prefeitura de Farias Brito, no Cariri, resolveu suspender, por dois dias, as aulas nas escolas municipais após ataque em uma unidade da rede pública nesta quarta-feira, 12, quando um estudante do 9º ano atacou duas crianças dentro da escola. O caso aconteceu na Escola Isaac de Alcântara, na zona rural de nosso Município. “Preocupado com a situação, decretei a suspensão das aulas presenciais por dois dias e entrei em contato com nossa governadora (em exercício) do Ceará, Jade Romero, solicitando uma reunião para traçar um plano segurança nas escolas do Município ainda nesta quinta-feira, 13“, disse o prefeito Deda Pereira.
Ainda nesta quarta, ele se reuniu com a secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliane Estrela. “Desde que tomei conhecimento do ocorrido, tenho trabalhado incansavelmente, junto a toda nossa equipe, para garantir que todas as vítimas e suas famílias recebam o apoio e a assistência de que precisam neste momento difícil“, informou o prefeito em suas redes sociais. “Nós, como uma comunidade unida, não podemos tolerar a violência em nenhum de nossos espaços, especialmente em nossas escolas, que devem ser lugares seguros e acolhedores para nossos filhos e jovens“.
Ver essa foto no Instagram
Após o ocorrido, prefeituras de todo o Estado intensificam a segurança em instituições de ensino municipais e prestam solidariedade às vítimas do ocorrido. O Programa Ronda Escolar, cujo objetivo é prevenir e coibir ocorrências relacionadas a atos violentos e ameaças contra a comunidade escolar, começou a ser aplicado nesta semana. Mais de 1,5 mil unidades de ensino foram visitadas pela PMCE.
Além disso, com o objetivo de alinhar protocolos de atendimentos e discutir estratégias de segurança voltadas para ocorrências relacionadas a ameaças a escolas, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, se reuniram, na manhã desta quarta-feira, 12, com representantes dos dois órgãos na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Até o momento, pelo menos 31 perfis em mídias sociais estão sendo monitorados pelas forças de segurança cearenses. Destes, 18 autorias já foram identificados. Ao todo, nove pessoas foram conduzidas a unidades da Polícia Civil. Os dados são do dia 3 de abril de 2023 até a tarde desta quarta-feira, 12.
