Um Projeto de Indicação sugere ao Governo do Estado do Ceará o custeamento da energia elétrica dos pacientes atendidos pelo Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD). De autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), a proposta começou a tramitar na última terça-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
De acordo com o parlamentar, o intuito do projeto é, além de aliviar financeiramente os atendidos pelo programa, tornar o tema mais conhecido à sociedade.
“Não apenas dar mais dignidade e tranquilidade financeira àqueles que são atendidos pelo programa, mas também trazer mais visibilidade a esse tema que, infelizmente, ainda é desconhecido de muitos da nossa sociedade”, disse Queiroz Filho.
Conforme o deputado, a maioria dos pacientes atendidos apresenta doenças neuromusculares progressivas e são acompanhados periodicamente, durante e após saírem do hospital, por pediatras, cirurgiões pediátricos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.
Atualmente, os equipamentos de pertencimento do Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral Waldemar de Alcântara, são cedidos pela administração estadual para atender, em domicílio, crianças e adultos contemplados pelo PAVD. Entretanto, nem toda a população abrangida tem condições de custear o valor de energia solicitado pelos aparelhos.
“Acontece que muitas famílias não conseguem custear o alto valor da energia, sem poder interromper o tratamento que é necessário para a manutenção da vida“, explica o parlamentar.
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA DOMICILAR (PAVD)
Funcionando desde março de 2005, o Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar conta com equipes formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgião pediátrico, técnicos de enfermagem para apoio e motoristas. Cada um deles realiza visitas regulares às pessoas na casa delas, entre segunda-feira e sábado.
Sob responsabilidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), com apoio do Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral Waldemar de Alcântara, o objetivo do PAVD é prestar assistência domiciliar com equipe multiprofissional a crianças, adolescentes e adultos dependentes de ventilação mecânica de uso contínuo ou intermitente.
