O Fortaleza goleou o Palestino-CHI por 4 a 0 pela primeira rodada da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, na Arena Castelão. Com o resultado, o Leão do Pici assume a liderança do grupo, que conta ainda com San Lorenzo-ARG e Estudiantes de Mérida, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Primeiro tempo
Logo ao início do jogo, antes de completar o primeiro minuto, o Fortaleza já chegou com perigo com Yago Pikachu, pelo lado direito. O jogador, entretanto, finalizou mal. Aos 4, por outro lado, o jogador foi mais preciso. A bola sobrou na entrada da área com Pikachu, que cruzou para Thiago Galhardo, de cabeça, abrir o placar, 1 a 0 Tricolor.
Aos 32, o goleiro Rigamonti, do Palestino, salvou o que seria um golaço do Leão do Pici. Calebe recebeu na entrada da área de Thiago Galhardo, driblou o jogador adversário, e finalizou no canto esquerdo do arqueiro, que se esticou para impedir o segundo tento. Aos 36, os dois jogadores do Fortaleza apareceram novamente, dessa vez com papéis invertidos. Calebe tocou em profundidade para o atacante autor do primeiro gol, que finalizou por cavadinha, por cima do goleiro, mas a bola foi fraca e parou na zaga chilena.
Segundo tempo
O Palestino, que pouco fez na primeira etapa, voltou para o segundo tempo querendo mais. No início dos 45 minutos finais, aos 5, o zagueiro Brítez teve uma grande chance de ampliar o placar para o Fortaleza, de cara para o gol, mas chutou para fora. O Palestino, que já havia chegado duas vezes, aos 6 e aos 18 minutos, sem muito perigo, criou sua melhor chance na partida no 19º minuto da volta ao gramado. Em saída de gol de Fernando Miguel, para rebater cruzamento na área tricolor, a bola sobrou com Alan Riquelme, jogador que entrou no segundo tempo. O atacante, de costas para o gol, tentou uma bicicleta, mas Brítez tirou o que seria o gol de empate quase em cima da linha.
Aos 21, Benítez tem outra ótima chance para fazer o primeiro gol dos “Árabes” na partida, mas Fernando Miguel faz uma boa defesa à queima roupa. Como diria o ditado: “quem não faz, leva”, e isso aconteceu com o Palestino três outras vezes. Na primeira, aos 29 minutos, Moisés finalizou em cima do zagueiro adversário, e no rebote, Pochettino pegou a sobra e encheu o pé, para marcar um golaço da entrada da área. 2 a 0 Leão do Pici.
O Palestino ainda chegaria mais uma vez com perigo, aos 44, com Nicolás Meza, mas a bola desviou em Titi e foi para fora. Os outros dois gols tricolores só viriam nos acréscimos. No primeiro deles, aos 45, Pochettino roubou a bola do lado esquerdo do ataque do Fortaleza, e apenas rolou para Lucero. Sozinho, “el Gato” finalizou para dentro da meta adversária. Gol gringo do Fortaleza para marcar 3 a 0. Aos 48, os mesmos personagens participaram do último tento, mas dessa vez com passe de Lucero, e gol de Pochettino, cara a cara com o goleiro chileno. 4 a 0 Leão, quinta vez em que o clube vence pelo placar na temporada.
Clássico-Rei
A próxima partida do Fortaleza na temporada é contra o Ceará, pelo segundo jogo da final do Campeonato Cearense. Nos primeiros 90 minutos, o Leão do Pici levou a melhor, por 2 a 1.
O técnico Juan Pablo Vojvoda, em coletiva pós-jogo, falou sobre o próximo adversário. “Cada um vai fazer seu planejamento de jogo, mas acho que vai ser um jogo equilibrado, como uma final”, disse o treinador. “Cada treinador vai fazer sua estratégia, mas o que vai definir dentro de campo, como sempre, são os jogadores”, acrescentou.
“Reconhecemos que temos um bom elenco, reconhecemos também a realidade que estamos, com uma diferença pela primeira final, mas sabemos também que é uma final. Então vamos sabendo que somos um bom time, mas tendo consciência que é uma final”, completou Vojvoda sobre a partida.
O jogo vai ser disputado no sábado, 8, às 16h, na Arena Castelão. Como tem a vantagem, um empate basta para o Fortaleza ser campeão. Para o Ceará conquistar o título, precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar aos 90 minutos ou vencer por um gol de diferença e vencer na disputa de pênaltis.
