Menu

Filhote de onça-parda é resgatado em casa no interior do Ceará; veja vídeo

Na manhã de quarta-feira, 29, um filhote de onça-parda foi resgatado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) na cidade de Croatá, no interior do Estado. A composição foi acionada após um morador solicitar a presença da PM para resgatar um filhote de onça-parda que teria aparecido em sua residência. O resgate foi realizado por uma esquipe da 3aCia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da PMCE.

Após o resgate, o animal foi encaminhado para o Zoológico do Santuário de São Francisco, em Canindé. O caso foi registrado na Delegacia Regional de Canindé.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, atrás apenas da onça-pintada. O animal ocorre em uma ampla variedade de hábitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens, estando presente em todos os biomas brasileiros, inclusive na Caatinha. O animal tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento.

Amplamente distribuída por todo o continente, a onça-parda pode ser encontrada desde o Canadá até a região meridional da cordilheira do Andes, o que faz deste animal um dos mamíferos ocidentais vivos com a área de distribuição mais extensa.

Atualmente, tem sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. Segundo o ICMBio, é comum relatos de onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos. A severa redução na disponibilidade de hábitats devido ao crescimento urbano desordenado ou aumento das atividades antrópicas, e diminuição de suas presas são as principais causas do aumento na frequência de eventos como estes, assim como são os principais fatores responsáveis pelo acentuado declínio populacional que a espécie vem sofrendo ao longo de toda a sua distribuição geográfica.