Menu

Legislativo cearense lança campanha Gol Solidário para a final do Campeonato Cearense

Foto: Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)/José Leomar

Visando a arrecadação de alimentos para as famílias desabrigadas do Estado, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) lançou a campanha “Gol Solidário – Unidos Contra a Fome”. A iniciativa é uma parceria do órgão estadual com as diretorias do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube, por meio da Federação Cearense de Futebol (FCF) e da Secretaria do Esporte (Sesporte) do Estado. O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira, 31, em coletiva de imprensa. 

A priori, a campanha será realizada de forma pontual, tendo como marco os dois jogos finais do Campeonato Cearense de futebol, entre Ceará e Fortaleza, que acontecem neste sábado, 1° de abril, e no próximo, 8. Entretanto, de acordo com o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), a ideia é que o projeto seja contínuo.

“Além desses dois jogos, a intenção é que a campanha seja contínua, até o final do ano, para que tenhamos os donativos e os alimentos necessários para destinar a quem mais precisa”, informou.

Ao ressaltar a necessidade de continuação do projeto, o presidente do Bem Tricolor – Associação responsável por ações sociais do Fortaleza Esporte Clube -, Thiago Fujita, compartilhou o desejo de mesclar a paixão dos torcedores com a solidariedade à população de baixa renda. “Nós reforçamos a necessidade de que essa ação não seja apenas pontual, mas sim de continuidade, para que possamos utilizar a paixão do torcedor pelo clube com o seu espírito de solidariedade”, disse. Além disso, Fujita afirmou que o poder público precisa se juntar ao privado para buscar ações que tenham o objetivo de dar conforto aos mais carentes.

Segundo o presidente Evandro Leitão, a criação do projeto vai mobilizar clubes, a FCF, além dos parlamentos estadual e federal, com a intenção de incentivar a população a doar alimentos para as famílias cearenses mais necessitadas. Durante as duas partidas finais do Campeonato Cearense, os pontos de doação de alimentos serão as sedes oficiais de Ceará e Fortaleza, além da FCF e o próprio estádio Arena Castelão, local em que serão disputados os jogos.

PARCEIROS

A iniciativa liderada pela Assembleia foi parabenizada pelo presidente do Ceará Sporting Club, João Paulo Silva, que exaltou a importância social: “Nós esperamos fazer o engajamento de todos os nossos torcedores nessa ação que é tão importante para o povo cearense”, destacou.

O presidente da FCF, Mauro Carmélio, assinalou que a campanha une clubes, federações e o poder público em prol de um bem comum. “Vamos fazer um grande trabalho de sensibilização do torcedor, para que ele possa ser solidário e ajudar os nossos irmãos menos favorecidos de todo o Estado durante todo o ano”, endossou.

Para o secretário do Esporte do Estado, Rogério Pinheiro, algumas regiões cearenses passam por um momento bastante delicado, devido aos efeitos das fortes chuvas, que têm resultado em famílias desabrigadas e com dificuldades para se alimentar. 

“Estamos de braços abertos para receber todas as doações, com a ajuda de um grande sistema de apoio, que envolve a Assembleia Legislativa, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio)”, pontuou.