Visando contribuir para a redução de acidentes de trânsito a partir de um sistema inteligente de iluminação dinâmica de pedestres, a cidade de Fortaleza está participando de um projeto-piloto de referência nacional em mobilidade urbana e segurança viária, o SecurOS Soffit. A iniciativa está em fase de pesquisa e testes por técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a empresa americana criadora do sistema, a Intelligent Security Systems (ISS).
Fortaleza é a primeira cidade da América Latina a receber o sistema.
O SecurOS Soffit está instalado no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota. Ele foi criado para ser um reforço à segurança da sinalização viária, especialmente em faixas de pedestres e cruzamentos semaforizados. O local onde o sistema foi instalado foi escolhido devido à intensidade do tráfego e circulação de veículos em curva, que pode afetar a visibilidade do condutor sobre o pedestre. Além disso, no trecho há um semáforo veicular como estágio para pedestres.
O superintendente da AMC, Antônio Ferreira Silva, ressalta o papel dos órgãos públicos acerca da responsabilidade no trânsito, compartilhada entre todos que estão nas vias. “Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto Poder Público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”.
FUNCIONAMENTO
O sistema SecurOS Soffit possui um conjunto de luzes acionado por inteligência artificial que identifica a presença humana em faixa de pedestres. Com o movimento de passagem, a iluminação dinâmica é ativada, lançando feixes de luz sobre quem caminha, do início ao fim da travessia. A iluminação pode acontecer independente de ter pedestres transitando em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade para essas pessoas e chamando atenção do condutor próximo ao local.
A tecnologia implantada está em fase inicial, sendo desenvolvida em caráter piloto. O foco é a percepção do usuário sobre o sistema de iluminação dinâmica.
O coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC, Lélio do Vale, ressalta que a expectativa “é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”. Lélio ressalta ainda o reforço positivo do sistema SecurOS Soffit para quem dirige de madrugada.
“Durante a madrugada, por exemplo, motoristas podem dirigir mais cansados, o que pode afetar a visualização de pedestres. Vamos analisar se o sistema pode ser decisivo para alertar o condutor que existe alguém realizando a travessia em momentos de menor atenção”.
ESCOLHA DE FORTALEZA PARA PROJETO-PILOTO
A escolha da capital cearense se deu após Fortaleza se tornar referência nacional de segurança viária nos últimos anos. Conforme dados divulgados pela Prefeitura, 2022 foi o oitavo ano que apresentou uma redução de mortes no trânsito. Foram registrados 158 óbitos nas ruas da cidade, um número 58% menor em relação a 2014, por exemplo, quando 377 pessoas morreram.
Conforme a gestão municipal, foram implementadas algumas ações da política de mobilidade urbana, como a readequação da velocidade para 50 km/h em ruas e avenidas com alta taxa de acidentalidade; intervenções destinadas aos pedestres como travessias elevadas, extensão de calçadas, esquina segura, praças vivas e áreas de trânsito calmo, com a moderação de vias com velocidade máxima de 30 km/h; além de faixas de retenção para motocicletas, ampliação da rede cicloviária e das faixas exclusivas para ônibus.
