Com 2.023 mudas de espécies nativas, medicinais e ornamentais plantadas na cidade, Fortaleza recebeu, nesta terça-feira, 21, o maior plantio simultâneo de árvores do Brasil. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Internacional das Florestas e da Árvore, aprovado em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), marcando a importância de preservar as florestas e recursos naturais, essenciais ao combate à mudança climática.
O prefeito José Sarto (PDT), que plantou uma muda de Ipê Branco no Parque Rachel de Queiroz, destacou que a gestão municipal já plantou mais de 100 mil árvores desde 2021.
“A ação significa valorizar o meio ambiente e pautar a questão da arborização, que é muito importante. Neste ato, estamos plantando mudas, simultaneamente, em 10 locais de Fortaleza. Serão 2.023 árvores plantadas hoje, e já são mais de 100 mil desde o início da gestão. Este é o momento da gente convidar a população para refletir sobre a arborização da cidade, para que ela ganhe cada vez mais áreas verdes”, destacou Sarto.
O secretário da Seger, Ferruccio Feitosa, frisou, por sua vez, que a ação objetiva de arborizar a cidade e colaborar na manutenção dos espaços públicos. “Os locais escolhidos para o plantio possuem videomonitoramento, locais turísticos e de lazer que proporcionam maior segurança à população e para quem nos visita. Estendemos o convite a todos, para que as pessoas possam se engajar no meio ambiente, uma pauta importante não só para a cidade de Fortaleza mas para o Brasil”, disse.
Os locais escolhidos para o plantio foram:
- Cuca Barra;
- Praça Portugal;
- Av. José Jatahy x Av. Duque de Caxias;
- Av. José Jatahy x Av. Bezerra de Menezes;
- Parque Rachel de Queiroz;
- Rotatória da Av. Gov. Raul Barbosa;
- Orlas da Praia de Iracema, Beira-Mar, Vila do Mar e Beira-Rio.
Durante o plantio das árvores, houve também a distribuição de mudas para os frequentadores dos espaços. A iniciativa também buscou chamar a atenção para pequenos gestos do cotidiano, como jogar lixo apenas na lixeira, mas que fazem toda a diferença no cuidado com o meio ambiente. As mudas utilizadas na ação fazem parte do viveiro mantido pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) no Horto Municipal Falconete Fialho. O local é um verdadeiro berçário, onde são cultivadas mais de 100 mil mudas de 220 espécies diferentes.
