Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) do Ceará foi acionada, neste domingo, 19, para averiguar uma ocorrência de pesca ilegal em um riacho na localidade de Mutambeiras, em Santana do Acaraú, no interior do Ceará. Conforme as informações, vários pescadores teriam invadido um terreno e montado um acampamento.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos eram frequentemente vistos por transeuntes saindo do local com sacos de peixes. Entre 1º de fevereiro a 30 abril, o Ceará vivencia o período da piracema. Na época, diversas espécies de peixes de água doce se deslocam rio acima no intuito de realizar a desova e perpetuar a própria espécie. No período, fica proibida a pesca em águas continentais, sendo o exercício da atividade considerado crime ambiental.
No mesmo dia, a Polícia Militar do Ceará apreendeu três espingardas no Município. As armas de fogo foram conduzidas até uma unidade plantonista da Polícia Civil. Os policiais militares diligenciaram até o local, encontrando uma barraca, as cinzas de uma fogueira e equipamentos para que os suspeitos pudessem passar a noite no acampamento. O caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Santana do Acaraú.
CRIME AMBIENTAL
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas por meio do número (88) 3644-1565 da Delegacia Municipal de Santana do Acaraú. As denúncias também podem ser feitas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
O sigilo e o anonimato são garantidos.
