Menu

Lideranças cearenses debatem com Governo Federal retomada de voos ao Cariri

Foto: Governo do Ceará/José Wagner / Nívia Uchoa

O deputado federal cearense José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, e o estadual Fernando Santana (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, se reuniram nesta segunda-feira, 20, em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). No encontro, as lideranças cearenses trataram sobre a retomada dos voos diários entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, cidade do Cariri cearense, e de Juazeiro do Norte a Brasília.

Prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana do Cariri (RMC) também marcaram presença na reunião. Integram a comitiva cearenses os prefeitos Zé Ailton (Crato), Glêdson Lima (Juazeiro do Norte) e Guilherme Saraiva (Barbalha), que fazem parte da região do Crajubar.

“Essa é uma demanda muito urgente para a região, que atende milhares de cearenses e movimenta a economia local. O ministro se comprometeu a analisar a proposta”, disse Guimarães.

Antes de viajar a Brasília, o deputado Fernando Santana publicou um vídeo no qual aparece no aeroporto regional. Segundo o parlamentar, o equipamento “está sendo reformado, está ficando bonito e nós sabemos que os voos constantes para nossa região gera desenvolvimento, emprego e renda para o Cariri”. Ainda de acordo com Fernando Santana, nesta terça-feira, 21, haverá também uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). A pauta da reunião não foi divulgada.

AEROPORTO

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, passou por melhorias e ampliação, sendo os novos espaços entregues à comunidade em dezembro do ano passado. O equipamento agora conta com uma nova área de embarque de 720 m², com espaço provisório de check-ins, novo canal de inspeção e mais salas comerciais. Operam neste aeroporto as companhias aéreas Azul, Gol e VoePass.

A reforma segue em sua segunda fase, onde o desembarque antigo será modernizado, além do setor de check-ins, loja e a nova área de desembarque. A previsão, conforme a empresa espanhola Arena, que administra o aeroporto, é que as obras terminem no fim deste primeiro semestre.