Menu

Frente Parlamentar na Alece quer acesso de pequenos produtores à tecnologia

Foi criada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), com publicação no Diário Oficial do Estado, a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura, Pecuária e Pesca. A condução fica a cargo do deputado De Assis Diniz (PT), juntamente com outros 22 parlamentares. O novo grupo surge com bandeiras e compromissos definidos. “Nosso objetivo é facilitar o acesso dos pequenos produtores às inovações tecnológicas para aumentar a produção e utilizar ferramentas adequadas para facilitar o manuseio”, afirma Diniz.

Ainda conforme De Assis, a Frente irá atuar na defesa junto à sociedade destes produtos, sua regionalização e sua identificação. “Vamos buscar diminuir os custos, valorizar e garantir a comercialização a um preço justo”, afirma.

Entre os desafios que a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura, Pecuária e Pesca devem enfrentar, está a comercialização da produção direto com consumidor, o incentivo à venda nas feiras municipais, a certificação dos produtos orgânicos produzidos e a criação de linhas de crédito, nos moldes do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF).

“As linhas de crédito serão para ampliar o uso da energia fotovoltaica para diminuir o custo da energia elétrica na produção (leite, irrigação e ordenha mecânica), para custeio agropecuário, para pequena irrigação, para adquirir implementos agrícolas.Na pesca, fortalecer as colônias dos pescadores artesanais, onde possam guardar seus produtos para comercialização”, destaca Diniz.

CEARÁ CREDI

Em 2022, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) iniciou uma nova linha de crédito voltada a cooperativas da agricultura familiar e economia solidária no âmbito do Programa Ceará Credi. Neste ano, o Programa de Microcrédito Produtivo já liberou R$ 180 mil para beneficiar pequenos produtores organizados em cooperativas que necessitam de crédito para alavancar suas agroindústrias ou que participam do Programa de Compras Governamentais.

Foram contempladas, nesta rodada, as cooperativas dos Agricultores Familiares Devotos de São José (Coopasjo), em Caucaia, na Região Metropolitana da Fortaleza (RMF), e de Produção da Agricultura Familiar e Biocombustível do Estado do Ceará (Cooperbio), no bairro Jangurussu, em Fortaleza.

CEARÁ CREDI MULHER

Durante o Dia Internacional da Mulher, também neste mês, o Governo do Ceará anunciou o Ceará Credi Mulher, novo braço do Programa de Microcrédito Produtivo. Os anúncios foram feitos pela vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, ao lado da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, e das 16 secretárias de Estado. O objetivo da ação é estimular o empreendedorismo e autonomia financeira das mulheres, priorizando o atendimento às empreendedoras cearenses.

“Vamos disponibilizar R$ 20 milhões por meio do Ceará Credi Mulher, exclusivo para mulheres, seja no crédito individual, como também no crédito coletivo para grupos de três a sete mulheres”, disse a vice-governadora, Jade Romero.