Menu

Duas crianças e uma mulher morrem em desabamento em Aratuba após fortes chuvas

Foram registradas ao menos três mortes após desabamento em residências no município de Aratuba, na Serra do Maciço do Baturité, devido às fortes chuvas na região. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o desespero das pessoas para salvar vizinhos. O Corpo de Bombeiros comandou os resgates no local, retirando as vítimas dos escombros. A ocorrência ainda está em andamento. As mortes confirmadas até então são de uma mulher de 21 anos e de duas crianças, de 2 anos e 4 meses, e de 8 anos.

Outras pessoas ficaram feridas no incidente. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município está em alerta para risco médio de chuvas. O aviso se deve, além das chuvas intensas, aos dias seguidos de precipitações.

Em nota enviada ao OPINIÃO CE, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que uma barreira desabou e atingiu duas residências localizadas na localidade de Mussum, próximo ao bairro Centro. “Outras duas pessoas foram socorridas para uma unidade de saúde. Já outras duas vítimas foram atendidas no local apenas com escoriações leves. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada para o local”, detalhou.

A SSPDS também informou que equipes da Prefeitura de Aratuba se deslocaram ao local para sensibilizar os moradores para a evacuação de casas que correm risco de desabamento.

Pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) lamentou as mortes e afirmou que as forças de segurança cearenses foram designadas para atuar na tragédia. “Recebi com profunda tristeza a notícia da morte de duas crianças e uma mulher no município de Aratuba, em decorrência de um deslizamento de terra após as fortes chuvas de hoje. As forças de segurança do Governo do Estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos”, disse.

“Conversei com o prefeito Joerly Rodrigues e coloquei todo o suporte necessário do Governo do Estado à disposição, inclusive nossas equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas. Meus sentimentos de pesar aos familiares, amigos e a toda população de Aratuba”.

CASAS INTERDITADAS

Em nota, a Prefeitura de Aratuba informou que o deslizamento de terra ocorreu por volta de 12h, “devido ao excessivo volume de chuvas”. “Após o acidente, 15 casas foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Município. A prefeitura disponibilizou hospedagem a todos os desalojados na rede hoteleira municipal, até a efetivação do aluguel social, bem como serviços fúnebres das vítimas pela assistência social”, detalha a Prefeitura.

“Toda a equipe médica do Município, as 5 (cinco) equipes do PSF além da equipe de saúde indígena foi acionada para prestar assistências as vítimas do desastre natural ocorrido. O Município disponibilizou ainda toda equipe da Assistência Social, psicóloga, assistente social aos atingidos“.

Em nota, a gestão municipal informou que o prefeito de Aratuba, Joerly Vitor, foi pessoalmente ao local do incidente, juntamente com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Cláudio Barreto. “A Prefeitura lamenta profundamente o ocorrido e prestará total apoio as famílias das vítimas e sobreviventes. Foi decretado luto oficial de três dias”, finaliza a nota.

CHUVAS NO CEARÁ

Segundo a Funceme, o Estado registrou chuvas em ao menos 166 municípios nas últimas 24 horas. Os maiores acumulados aconteceram em Granjeiro (139.2 mm), Aurora (125.8 mm) e Ipaumirim (114 mm). As precipitações devem continuar, de forma mais intensa, até pelo menos esta sexta-feira, 17. No Maciço do Baturité, os maiores volumes observados nas últimas horas foram em Guaiúba (43 mm), Aratuba (37 mm) e Guaramiranga (34 mm).