Menu

CMFor e Alece realizam sessões solenes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Foto: Divulgação/Alece

A Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Ceará realizarão nesta quarta-feira, 8, sessões solenes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na CMFor, a solenidade ocorrerá no plenário Fausto Arruda, às 19h e está regulamentada pela Resolução nº 1.626, de 11 de setembro de 2013. A medida foi adotada como forma de proporcionar tratamento equânime a todas as vereadoras que estejam no exercício do mandato na Casa. Na Alece, a sessão será às 18h e o requerimento é de autoria das deputadas Juliana Lucena (PT) e Marta Gonçalves (PL), subscrito pelas deputadas Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT), Luana Ribeiro (Cidadania), Emilia Pessoa (PSDB) e Jô Farias (PT).

Juliana Lucena destaca que o Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. A data, conforme a parlamentar, simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. A data escolhida se refere ao dia em que um incêndio aconteceu em Nova York (EUA), em 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. “Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres”, destaca Juliana Lucena.

Ela acrescenta que as causas do incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e também à grande quantidade de tecido presente na fábrica, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle Shirtwaist Company, informa a deputada, trancavam os funcionários durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas. “A data tem como objetivo a valorização e o reconhecimento da luta e importância da mulher como agente social e a urgente necessidade de equiparação entre os gêneros e correção nesse desequilíbrio ainda presente nos dias atuais”, afirma Lucena.

Na CMFor, a solenidade será copresidida por oito parlamentares femininas. Elas decidirão, entre si, quem terá o papel formal de presidir o evento. Na ocasião, cada vereadora também poderá indicar até quatro mulheres para serem homenageadas, totalizando 32 agraciadas. Cada uma receberá uma placa com o nome de todas as vereadoras que estão no exercício do mandato parlamentar