Um homem de 42 anos, suspeito de tráfico de animais silvestres, foi autuado em flagrante, nesta quinta-feira, 2, no bairro Parangaba, em Fortaleza. A ação foi conduzida Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Foram resgatados com o indivíduo 33 pássaros silvestres, alguns deles ameaçados de extinção.
Mediante as investigações da DPMA, os pássaros eram mantidos ilegalmente em cativeiro. O suspeito, que já possuía passagens por receptação de veículos, foi conduzido para a DPMA, onde foi autuado em flagrante. O órgão segue investigando se há outros possíveis crimes praticados por ele e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi notificada para lavrar o auto de infração contra o homem.
Entre as espécies resgatadas, estão papa-capins, curió, bigodeiro, trinca-ferro, azulão e bicudos verdadeiros. Após o resgate, os pássaros foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, onde ficarão em quarentena e, após avaliação realizada por biólogos, serão devolvidos à natureza. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
DENÚNCIAS
A população pode realizar denúncias ao DPMA por meio do telefone (85) 3247 – 2630. Além disso, elas também podem ser encaminhadas para o número 181, o qual é o Disque-Denúncia da SSPDS, ou pelo WhatsApp (85) 3101 – 0181. Por meio desse canal, as pessoas podem enviar mensagem, áudio, vídeo e fotografia, tudo de forma anônima e sigilosa.
