Todo o Ceará encontra-se em ‘risco potencial’ e em ‘risco’ para chuvas intensas até pelo menos este sábado, 25, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A porção Norte e Noroeste cearense tem a situação mais crítica, englobando 76 dos 184 municípios cearenses, incluindo Fortaleza. O alerta de ‘risco’ ocorre quando a chuva pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Nesses casos, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções, em caso de rajadas de vento, são não se abrigar embaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
As demais cidades cearenses estão em alerta de ‘risco potencial’, quando as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale para as regiões Sul, do Sertão Cearense, Centro-Sul, além de alguns municípios do Norte e Noroeste do Ceará. As recomendações em caso de descargas elétricas e ventos se mantêm.
Veja lista de cidades nessa situação:
- Acaraú
- Alcântaras
- Amontada
- Apuiarés
- Aquiraz
- Aracati
- Aracoiaba
- Aratuba
- Barreira
- Barroquinha
- Baturité
- Beberibe
- Camocim
- Canindé
- Capistrano
- Caridade
- Cascavel
- Caucaia
- Chaval
- Chorozinho
- Coreaú
- Cruz
- Eusébio
- Forquilha
- Fortaleza
- Fortim
- Frecheirinha
- General Sampaio
- Graça
- Granja
- Groaíras
- Guaiúba
- Guaramiranga
- Horizonte
- Ibiapina
- Icapuí
- Irauçuba
- Itaiçaba
- Itaitinga
- Itapajé
- Itapipoca
- Itarema
- Jaguaruana
- Jijoca de Jericoacoara
- Maracanaú
- Maranguape
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Meruoca
- Miraíma
- Morada Nova
- Moraújo
- Morrinhos
- Mucambo
- Mulungu
- Ocara
- Pacajus
- Pacatuba
- Pacoti
- Pacujá
- Palhano
- Palmácia
- Paracuru
- Paraipaba
- Paramoti
- Pentecoste
- Pindoretama
- Redenção
- Reriutaba
- Russas
- Santana do Acaraú
- Santa Quitéria
- São Benedito
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
Chuvas no Ceará
O Ceará voltou a ter chuvas em mais de 150 municípios pelo segundo dia seguido. Entre às 7h desta quinta e às 7h desta sexta-feira, 24, choveu em ao menos 158 cidades de todas as macrorregiões cearenses. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e deverão ser atualizados ao longo do dia. O município de Altaneira, na região do Cariri, chegou a registrar uma chuva de 107 mm durante o intervalo.
Em Jaguaribe, na região Jaguaribana, foram 92,3 mm. O município de Icó, no Sertão dos Inhamuns, com 92,3 mm, fecha a lista das três maiores precipitações registradas. Também choveu bem em Limoeiro Do Norte (85 mm), Russas (75,8 mm) e Caririaçu (66 mm).
Também estão sendo observados a ocorrência de raios e fortes rajadas de ventos. Segundo a Funceme, os fenômenos se devem a atuação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit). Quanto mais frio o topo da nuvem, mais favorável fica à ocorrência de chuvas, raios e trovões.
Previsão
Conforme a Fundação Cearense, mantém-se a previsão de chuva em todas as macrorregiões do Ceará até pelo menos domingo, 26. Para esta sexta, chuvas de intensidade variando de moderada a forte podem ocorrer em todas as regiões. Para o sábado, 25, as precipitações tendem a se concentrar no sul e no litoral pela madrugada e manhã. E no decorrer dos períodos (tarde e noite), deverão acontecer nas macrorregiões do interior cearense.
- Sexta-feira (24): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
- Sábado (25): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
- Domingo (26): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
