Os torcedores do Fortaleza se preparam para viver, pela segunda vez, a emoção de ver o Tricolor de Aço na Copa Libertadores da América. A estreia na competição acontece nesta quinta-feira, 23, no Uruguai, onde enfrentará o Deportivo Maldonado, no Estádio Domingo Burgueño Miguel, a partir das 21h pelo horário de Brasília. Mesmo jogando distante de seus domínios, os torcedores prometem uma atmosfera favorável ao plantel do argentino Juan Pablo Vojvoda.
E todo apoio parece merecido. Afinal, o Leão é a primeira equipe nordestina a se classificar duas vezes para o torneio continental.
O motorista de Transfer Executivo e Uber em Fortaleza, João Paulo Cavalcante, é um desses apaixonados pelo time e que fez questão de não perder a oportunidade. A viagem foi planejada desde dezembro do ano passado, quando foram divulgados data e o local da partida. Com quatro amigos, João foi organizando hotel e passagens de avião.
O grupo embarcou dia 18 de fevereiro para Porto Alegre, ainda no Brasil, onde além de curtir um pouco a capital gaúcha, alugou um carro para ir a Punta del Este, onde estão desde a última segunda-feira, 20. De carro, o grupo parte para o Estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado, que fica a cerca de 5km de distância de Punta del Este – de 10 a 15 minutos de carro.

“A expectativa é que o Leão saia vitorioso contra o Maldonado, mas sabemos que não será um jogo fácil, pois será dentro dos domínios do adversário. Mesmo assim, estamos aqui acreditando muito no resultado a nosso favor”, destaca João.
O torcedor acrescenta que “a emoção é imensurável, indescritível, de um time que até pouco tempo atrás estava na terceira divisão do Campeonato Brasileiro”. “Essa escalada foi triunfal, com um bom trabalho desenvolvido dentro e fora do campo. Hoje, temos um time com boa representatividade nacional e é uma emoção grande poder acompanhar nosso Leão pela segunda vez nessa competição, e pela terceira vez contando com a Sul–Americana”.
Amor tricolor
O casal Kelton Whitehurst e Janine Accioly, empresário e advogada, respectivamente, em Fortaleza, também estarão reforçando a torcida tricolor. Eles viajaram no dia 16 para Buenos Aires, na Argentina, onde curtiram importantes dias de folga. Na última segunda-feira, 20, chegaram a Punta del Este, no Uruguai, de onde irão para a partida. “Estamos com uma excelente expectativa. Nosso palpite de placar será de 3×0 para o Fortaleza. Acreditamos que o time vai para cima”, frisa Kelton.

Como todo torcedor tem um pouco de técnico, os tricolores que estarão apoiando o time em terras estrangeiras também fazem uma análise da equipe que deverá estar em campo.
Para João Paulo, o Tricolor “entrará bem ofensivo, sempre atrás do gol e com a defesa bem postada”. Ele diz que a equipe cearense fará três gols e confia muito na atuação do Leão, mediante as últimas partidas na temporada. No Nordestão, o Fortaleza vem de duas vitórias, ambas por 3 a 0: diante do Bahia, no dia 14 de fevereiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador; e contra o CSA, no Presidente Vargas (PV), na última semana.
João acrescenta que a confiança na partida contra o Maldonado vem “pela solidez do time, que está bem compactado e muito ofensivo, sempre atrás do gol. Além disso, os mesmos jogadores escalados contra o Bahia estarão na partida, reforçando nossa expectativa positiva do resultado ao nosso favor”.
Progressão
O empresário Kelton Whitehurst destaca que o momento vivido pelo time é fruto da “boa gestão do time, aliada a força da torcida”, elemento que foram, segundo ele, “determinantes para as conquistas dos últimos anos do Fortaleza”. “É uma emoção grande estar entre os melhores times, mesmo com as inúmeras dificuldades, principalmente de logística. Tudo isso valoriza muito esse feito e nos faz acreditar na vitória do Leão”.
Na partida desta quinta, com apoio da torcida, o Leão terá a missão de manter a boa fase do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. Até aqui, na temporada, são oito vitórias, duas derrotas e 21 gols marcados. Torcedores como João Paulo e o casal Kelton e Janine, além do orgulho no peito, querem ver o bom futebol do time em campo, assim como espera o técnico do leão, Juan Pablo Vojvoda.
Copa Libertadores
Em 2022, o Fortaleza se classificou diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores após terminar o Campeonato Brasileiro de 2021 em 4º lugar. Já a classificação desta temporada foi conquistada após a 8ª colocação no Brasileirão do ano passado.
Para a competição, o Fortaleza espera ao menos repetir a campanha que fez na Libertadores 2022, quando chegou às Oitavas de Final. O feito aconteceu após o Tricolor eliminar Colo-Colo (Chile) e Allianza Lima (Peru) no Grupo F e se classificar ao lado do River Plate, equipe argentina que venceu o campeonato em quatro oportunidades.
Nas seis rodadas, o Leão conseguiu três vitórias, um empate e duas derrotas. Sendo a terceira vitória a mais importante, contra o Colo-Colo, em partida que terminou em 4 a 3 para a equipe tricolor.
