Choveu em ao menos 154 municípios cearenses entre às 7h desta quarta-feira, 22, e às 7h desta quinta-feira, 23, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme a previsão, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ao longo do dia. Além disso, o risco de chuvas intensas na RMF é considerado médio, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.
Os principais acumulados observados ocorreram em Boa Viagem (85 mm) e Quixeramobim (80 mm). Os dados são parciais e poderão ser atualizados ao longo do dia.
Segundo a Funceme, as chuvas previstas estão associadas a áreas de instabilidade devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra com ‘banda dupla’. Além disso, há a atuação do sistema de brisa e efeitos locais, como a interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas, que também devem colaborar para as precipitações.
Previsão
Segundo a Funceme, todas as macrorregiões cearenses seguem com previsão de chuva até pelo menos sábado, 25. Os maiores acumulados para esta quinta, 23, são esperados para a faixa litorânea, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana. Para sexta-feira, 24, a expectativa é de chuvas mais abrangentes em todas as regiões do Estado, com intensidade variando de moderada a forte em todas as macrorregiões.
Com isso, a previsão do tempo ficou da seguinte maneira:
23/02: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
- Manhã: Faixa litorânea, Maciço de Baturité e Norte do Sertão Central e Inhamuns tarde e noite: todas as macrorregiões.
24/02: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
- Ao longo do dia: Todas as macrorregiões.
25/02: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
- Madrugada/início da manhã: Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
- Tarde/início da noite: Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana.
