O programa Jovem Senador, do Senado Federal, recebe inscrições até o dia 5 de maio para jovens do ensino da rede pública estadual de no máximo 19 anos até 31 de dezembro de 2023. O tema deste ano é “Saúde mental nas escolas públicas”.
A primeira etapa do programa será realizada pelas escolas estaduais, com a produção das redações pelos alunos acerca do tema definido pelo Jovem Senador. Após a finalização da primeira etapa, cada escola deve escolher o aluno que irá representá-la na seleção do projeto e enviar a redação à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Dos alunos escolhidos, os três melhores de cada estado e do Distrito Federal (DF) serão selecionados para a fase final. Destes, apenas um jovem de cada estado e do DF serão escolhidos para representar suas Unidades Federativas (UFs) no programa.
O Jovem Senador tem como intuito simular o trabalho de senadores e senadoras da República, com quatro dias de duração. A princípio, é realizada a posse e são escolhidos os representantes da Mesa Diretora. Ao fim, será determinada a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Edição de 2022
No ano passado, o cearense Davi da Silva Pereira, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, de Sobral, ficou em primeiro lugar do Jovem Senador, com o tema “200 anos de independência: lições da história para a construção do amanhã”.
