O Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, mais conhecido como Frotinha de Messejana, está em reforma há mais de 3 anos. Neste período, a pandemia do novo coronavírus, no ano de 2020, se tornou um empecilho para a realização da reforma, que não possui data de finalização definida.
O hospital voltou às obras em maio de 2021. Segundo a Secretária Municipal da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), as obras de todas as alas de emergência clínicas e cirúrgicas foram concluídas. Além disso, reformas nas salas de observação e de recuperação, onde foram realizados os serviços de pintura, substituição de pisos, revestimentos e novas instalações elétricas também já estão finalizadas.
Ainda de acordo com o órgão municipal, as obras do Frotinha estão 43% prontas, e os focos, no momento, estão na reforma do centro cirúrgico, na construção de uma nova subestação para o hospital e na reforma de toda a coberta da unidade. Ao total, a obra conta com investimento de cerca de R$ 9 milhões.
Segundo a Seinf, a reforma deve ser entregue no primeiro semestre deste ano, mas não foi divulgada uma data mais precisa. Durante o período da pandemia, inclusive, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi entregue no hospital, no dia 1º de março de 2021. A UPA contou com 62 leitos exclusivos para atender pacientes com covid-19.
De acordo com a Secretária Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), após a conclusão da reforma, o número de leitos do Frotinha da Messejana será ampliado em cerca de 66%, indo de 62 para 103 leitos. No dia 21 de agosto de 2021, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), junto a alguns parlamentares e líderes comunitários, realizou um protesto em frente ao Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, em razão da demora da entrega das obras
As obras, que se iniciaram no dia 1º de novembro de 2019, também já foram motivo de reclamações do deputado Heitor Férrer (União). O político, em agosto de 2021, realizou uma denúncia no Ministério Público do Ceará (MPCE) e no Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE).
“A reforma do Frotinha de Messejana tinha a promessa de ser entregue em dezembro de 2020”, afirmava Férrer em um vídeo nas suas redes sociais, em 2022. Segundo a prefeitura, a primeira previsão contava que as obras seriam finalizadas no dia 4 de dezembro de 2020. Conforme a SMS, após a conclusão da reforma, o número de leitos do Frotinha da Messejana será ampliado em cerca de 66%, indo de 62 para 103 leitos
