Menu

Inscrições para o Sisu 2023 começam nesta quinta-feira (16); veja como participar

Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

Começam nesta quinta-feira, 16, e seguem até o próximo dia 24 as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro. O resultado da chamada regular está previsto para 28 de fevereiro.

Segundo a Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará, cerca de 100 mil alunos da rede pública estadual cearense fizeram o Enem em 2022 e podem participar da chamada.

Entenda:

  • Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, os candidatos são selecionados por ordem de maior classificação.
  • É necessário ter tirado nota na prova de redação maior do que zero.
  • Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição no Sisu ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera.
  • É necessário também ficar atento aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.

O site do Sisu também disponibilizará informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.

Todos os processos seletivos têm por base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo o Ministério da Educação, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies”.

UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) participará mais uma vez do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

Disponível para consulta, o Termo de Adesão informa, além do total de vagas ofertadas pela Instituição, sua distribuição entre cursos, semestres e modalidades de concorrência. Ainda conforme o documento, somente poderão concorrer os candidatos que tenham obtido nota maior do que zero em todas as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Termo de Adesão define também que a UFC ofertará já na primeira edição do Sisu (Sisu 1º/2023) todas as vagas para os dois semestres letivos (2023.1 e 2023.2). Isto significa que a Instituição não participará da edição do Sisu no meio do ano (Sisu 2º/2023). Dos cursos presenciais, apenas a licenciatura em Letras-Libras não se insere no Sisu, tendo sua seleção realizada por edital próprio.

Cotas

Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012, do governo federal. Dentro desta condição, há, ainda, vagas reservadas aos seguintes candidatos:

  • cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo;
  • autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI);
  • pessoas com deficiência (PCD).

A Portaria nº 18/2012, do governo federal, estabelece que também têm direito às vagas de cotas os candidatos que tenham obtido certificação do ensino médio por meio do Enem, de exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a nenhuma modalidade de cota.