Menu

Os desafios de quem está no PL de André Fernandes e quer aproximação de Lula, Camilo e Elmano

O empresário e deputado federal Yury Bruno Alencar Araújo, conhecido como Yury do Paredão (PL), foi eleito nas eleições do ano passado com 90.425 votos. O parlamentar é irmão da vereadora de Juazeiro do Norte Yanny Brena (PL). No dia 22 de novembro, a parlamentar foi eleita presidente da Câmara Municipal do Município após articulação ativa do irmão.

O parlamentar – envolto em polêmicas e alvo de operações da Polícia Federal (PF) deflagradas em dezembro de 2022 que investigam ações envolvendo a administração pública na prefeitura de Ouricuri, em Pernambuco – assumiu mandato no último dia 1º e conta como pretende trabalhar para o povo cearense, principalmente para a população do Cariri, visando ao turismo religioso a ao emprego e renda.

Próximo de André Fernandes (PL), Yury do Paredão afirma que é preciso ter limites para expressar posicionamentos e acredita que os três poderes devem agir de forma independente para a construção da democracia no país. Confira.

OPINIÃO CE: Por que o senhor escolheu o Legislativo?

YURI DO PAREDÃO: É meu primeiro mandato como deputado federal. Não tenho família e nem berço político, mas eu me sinto com uma grande responsabilidade de já ter sido eleito na minha primeira disputa nas eleições do ano passado. Quero lutar por pautas importantes para o estado do Ceará, para o nosso Brasil. Entrei na política por acreditar que quando feita com seriedade, compromisso e transparência, a política é a ferramenta que consegue mudar a vida das pessoas e consegue trazer melhorias para as cidades. Eu como também empreendedor consegui visualizar isso na política. Estou chegando em Brasília com muita vontade de trabalhar para mostrar meu potencial.

OPINIÃO CE: Quais serão as suas principais pautas na Câmara Federal?

YURY DO PAREDÃO: As pautas do meu mandato serão pautas importantes para o Brasil e para o povo brasileiro, mas eu não deixo de ter as bandeiras que vou defender como prioridade, como a geração de emprego, principalmente o primeiro emprego dos jovens. Também quero contribuir para fortalecer o SUS porque considero a nossa saúde primordial. Nós deputados federais temos que ter um olhar especial para a saúde porque estando bem as outras coisas vêm por osmose. Também quero lutar para levar investimentos para o turismo do estado do Ceará, com ênfase no nosso litoral e no turismo religioso.

OPINIÃO CE: O que o senhor pretende levar de recursos para Juazeiro do Norte?

YURY DO PAREDÃO: É a minha terra, sou de Juazeiro, terra do Padre Cícero. Para mim, é uma grande responsabilidade ser o único deputado federal desta cidade. Quero poder fortalecer o turismo religioso também lá, porque traz indiretamente mais oportunidades de emprego, quem tem sua pousada ou seu hotel vai poder alugar mais, além de fomentar mais o comércio. Vai gerar, obviamente, mais oportunidades de empregos para aquelas pessoas que trabalham em romarias. Os postos de combustíveis vão vender mais. Temos a estátua do Padre Cícero, a nossa santa do Crato, o Santo Antônio em Barbalha. Eu quero poder contribuir com o meu mandato de deputado para que se crie uma rota turística religiosa muito forte. Uma quarta bandeira que vou defender aqui na Casa é para que possamos acabar com a fome no Brasil.

Ex-ministro de Bolsonaro (PL) e ex-deputado federal, João Roma (PL-BA), e Yury do Paredão

OPINIÃO CE: Como tem sido o diálogo com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira?

YURY DO PAREDÃO: O deputado Arthur é um grande presidente da Casa, atualmente é um grande amigo e eu tenho muito respeito por ele. Estive com ele recentemente tratando de demandas para o nosso estado, investimentos para a região do Cariri. O presidente gosta muito do Ceará e se coloca sempre à disposição. Eu tenho certeza que vamos fazer grandes parcerias.

OPINIÃO CE: O PL tem uma situação de oposição ao Governo Federal e ao Governo do Estado. Alguns colegas seus, inclusive, estão na berlinda sendo investigados, como o deputado André Fernandes. Como está essa divisão dentro do PL e em que ala você vai se posicionar no âmbito federal?

YURY DO PAREDÃO: Eu me dou muito bem com o presidente do meu partido [Valdemar Costa Neto]. Nós como legisladores temos sim que fiscalizar o Governo Federal, temos que cobrar melhorias para a nossa população e é esse meu papel como deputado federal. O que for bom para o povo tenho certeza que o Partido Liberal estará de acordo, com responsabilidade e compromisso. Em relação ao comportamento do deputado André Fernandes, eu respeito bastante o posicionamento do André. Ele tem a sua forma de fazer política, um cara jovem e que tem um grande futuro na política a nível estadual e federal. Espero que ele possa contribuir com o nosso Brasil. O país está muito dividido, temos muitos conflitos. Eu acho que temos tentar apaziguar para que possamos passar mais tranquilidade para a população para que nosso povo possa confiar mais nos políticos e eu acho que o André saberá fazer isso porque está vindo de duas eleições como deputado estadual e federal mais votado no nosso Estado.

OPINIÃO CE: Qual sua opinião sobre a liberdade parlamentar na tribuna? Em que lado o senhor está: da imunidade parlamentar acima de qualquer coisa ou de que a imunidade parlamentar obedece a preceitos da democracia, como não espalhar Fake News?

YURY DO PAREDÃO: O meu lado é o lado dos deputados federais. Eu acredito que numa boa democracia os poderes precisam se respeitar, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Esses poderes não podem estar acima dos outros. Só quem está acima do outro é Deus. No entanto, nós temos sim que termos nossos limites, nossas responsabilidades, principalmente quando formos criticar algo, quando formos à tribuna, quando formos fazer uma postagem nas redes sociais. Nós representamos os brasileiros, o Ceará. As pessoas nos veem como exemplo. Nós precisamos passar essa confiança. Eu acredito que não se pode ser demais e nem de menos, temos que ter um limite.