A primeira reunião do secretariado da Prefeitura Municipal de Fortaleza aconteceu nesta quinta-feira, 9, às 9h, no Gran Mareiro Hotel, na capital cearense. O objetivo da reunião foi alinhar os principais projetos e obras dos órgãos do Município para este ano. O prefeito José Sarto (PDT) concedeu coletiva durante o evento na qual falou sobre projetos para a cidade e a Taxa do Lixo, aprovada na Câmara Muncipal.
Sobre o novo imposto, o prefeito falou que ele começará a ser cobrado a partir de abril, respeitando os 90 dias impostos pela Lei do Marco Regulatório de Saneamento.
Em janeiro último, os vereadores também aprovaram um conjunto de insenções para a proposta. Com isso, a Taxa que começará a valer não incidirá em imóveis edificados residenciais com padrão Baixo e Normal, e nem os com valor venal de até R$ 85 mil. Também ficam isentos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e proprietários de imóveis de programas de regularização fundiária para família de baixa renda.
Outros pontos
Sarto também discorreu sobre assuntos como a reformulação de algumas secretarias, os investimentos da capital cearense em obras públicas e as verbas repassadas ao governo. O pedetista falou, ainda, sobre os investimentos que a cidade está fazendo em obras públicas.
Segundo Sarto, 200 obras estão em andamento em Fortaleza, como areninhas, escolas de tempo integral e obras de saneamento. O prefeito ressaltou que a prioridade é reduzir a desigualdade, e citou a obra de drenagem, saneamento e pavimentação no bairro Conjunto Palmeiras, que, segundo o gestor, vai beneficiar 12 mil famílias.
“A grande meta para nós, nossa equipe, é a redução da desigualdade, gerar emprego, é a nossa juventude, as mulheres com o programa Nossos Guerreiros, com mais de 100 mil mulheres beneficiadas, temos o Fortaleza Capacite, com mais 70 mil pessoas capacitadas via convênio com o sistema S, com a iniciativa privada”, afirmou o prefeito.
Essa foi a primeira reunião do secretariado desde que foram realizadas trocas nas gestões das secretarias temáticas do Município. O segundo encontro deve acontecer nesta sexta-feira, 10. Sobre o segundo momento, Sarto informou que já está planejada, mas não deu mais detalhes. Ainda conforme o gestor, a Prefeitura está monitorando as atividades de todas as secretarias e órgãos municipais para garantir o cumprimento das metas estabelecidas no mandato.
