O esquema de segurança para o primeiro Clássico-Rei de 2023, que acontecerá nesta terça-feira, 7, no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza, às 21h35, contará com operação especial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Equipes da PMCE atuarão na área interna e externa do estádio e nas principais vias de acesso ao PV.
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos. Na partida, atuarão agentes das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
A coordenação da operação “Clássico-Rei” é da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e contará com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS.
O coordenador da Copol, delegado Harley Filho, destaca que a operação visa garantir a segurança da partida e “tranquilidade para a torcida e aos moradores do entorno do PV”. Além dos profissionais da segurança, o evento contará com equipes de forças amigas, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
A PMCE orienta que a torcida do time vencedor aguarde 60 minutos para deixar o estádio; a torcida que permanecer no local terá acesso aos banheiros e área de circulação; em caso de empate a torcida do Ceará deixará primeiro o estádio. Durante toda dispersão haverá policiamento. As ocorrências relacionadas ao jogo, registradas na área externa do estádio, serão direcionadas para o 34º Distrito Policial (DP).
Bloqueios da AMC
A partir das 13h desta terça-feira, 6, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará o bloqueio dos seguintes cruzamentos para ajudar no trânsito durante o Clássico-Rei: Rua Marechal Deodoro com Rua Costa e Sousa, Rua Paulino Nogueira com Av. dos Expedicionários, Rua Costa e Sousa com Av. dos Expedicionários, Rua Padre Francisco Pinto com Rua Júlio César, Rua Jorge Dummar com Rua Marechal Deodoro, Rua Jorge Dummar com Av. Eduardo Girão, Rua Major Laurindo com Rua Adolfo Herbster e Rua Júlio César com Adolfo Herbster.
O sentido norte/sul da Av. dos Expedicionários estará fechado no trecho compreendido entre as avenidas 13 de Maio e Eduardo Girão, a partir das 17 horas. A opção de desvio é utilizar a Av. Luciano Carneiro. Entre as recomendações da AMC estão:
- os torcedores devem sair de casa com pelo menos 2 horas de antecedência;
- é recomendado o deslocamento à praça esportiva por transporte público, táxis e veículos por aplicativo;
- os condutores precisam estar atentos às normas de circulação viária;
- não estacionar em locais proibidos.
Operação Clássico-Rei
O plano operacional da partida desta terça-feira, 7, foi alinhada após reunião, na última quarta-feira, 1º, entre a Federação Cearense de Futebol(FCF), a SSPDS e a Copol. Desse encontro, já havia sido definido a presença das duas torcidas, com um público máximo de 12 mil torcedores. O mandante da partida também foi alterado. Agora, coube a FCF o comando e não mais ao Ceará. A nova diretriz operacional foi aprovada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor).
O plano apresentado previa a torcida mista e a redução do número de ingressos disponíveis à venda. As informações são da SSPDS.
