O município de Fortaleza deve ter madrugada e manhã com céu variando de nublado a parcialmente nublado e chuvas isoladas neste domingo, 5. Nos períodos de tarde e noite, a previsão é de céu parcialmente nublado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com a previsão, divulgada neste sábado, 4, as precipitações podem variar de intensidade fraca a moderada.
No intervalo das últimas 24 horas, a capital cearense apresentou chuva de apenas 2,2 mm. Para segunda-feira, 6, a expectativa da Funceme é de madrugada e manhã com céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas isoladas. À tarde e à noite, o céu deve se manter parcialmente nublado.
Ceará
Para todo o Ceará, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões. Pela madrugada e manhã, podem haver chuvas isoladas na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, no sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Pela tarde e noite, chuvas isoladas podem ocorrer no Maciço de Baturité, no Litoral Norte, na Jaguaribana, na Ibiapaba, no sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
A intensidade das chuvas podem variar de fraca a moderada e são causadas por áreas de instabilidade. Entre sexta e sábado, choveu em 12 cidades, com maiores volumes em Granja (12 mm), Bela Cruz (6,8 mm) e Viçosa do Ceará (5,6 mm).
Nordeste
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos primeiros 15 dias de fevereiro, o tempo ficará instável e com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte do centro-norte do Nordeste devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino. Neste sábado, 4, a ZCIT passou a favorecer o aumento de umidade e, consequentemente, a formação de nuvens, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. No Ceará, Maranhão e Piauí, as precipitações estão mais intensas e deverão permanecer assim.
