O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), pediu ao novo comandante da PM, coronel Klênio Savyo, que o atual comandante do 12º Batalhão da PM no município, o tenente-coronel Hideraldo Bellini, permanecesse em seu cargo. A justificativa seria o bom trabalhado liderado pelo tenente-coronel na redução de crimes e enfrentamento das facções.
Ao assumir o posto em dezembro de 2020, Cel. Bellini pegou Caucaia como a cidade mais violenta do Brasil, com uma média de um homicídio por dia, totalizando nesse ano, trezentos e sessenta homicídios.
Com sua liderança, Bellini conseguiu inserir uma mudança corporativa, trazendo assim confiança para sua gestão. Essa parceria também foi estendida ao Ministério Público, Poder Judiciário, delegacias e claro, ao poder municipal.
O tenente-coronel Bellini destaca que “não se resolve nada sem polícia, mas também não se resolve nada só com a polícia. Por isso, fizemos um trabalho conjunto com diversos órgãos para que conseguíssemos diminuir a criminalidade em Caucaia. Dentro da corporação, tive apoio dos grupos especiais da Polícia Militar para focarmos nas áreas críticas e hoje termos uma cidade com mais segurança”.
Segundo o comandante do 12º Batalhão, o foco foi criar uma grande força-tarefa para atuar junto ao policiamento, prevenção e repressão dos cabeças das facções, ou seja, quem mandava cometer os crimes e quem os cometia. O Cel. Bellini frisa ainda que nunca deixaram de identificar, combater e prender os líderes dos grupos criminosos que aterrorizavam Caucaia.
Prova disso, é que, após boatos das mudanças no comando da PM em Caucaia, e a possível saída de Bellini, vídeos circularam por meio de aplicativos de mensagens com supostas comemorações das facções. É possível ver fogos no céu e ouvir gritos de comemoração.
Além das facções, Cel. Bellini também travou uma luta na cidade, com a Câmara Municipal, que resultou em um projeto de lei que proibiu os paredões no município, o que colaborou muito para desafogar as ocorrências com viaturas, podendo dessa forma focar no policiamento ostensivo, onde houve muita apreensão de drogas, armas e desarticulação de quadrilhas pela região.
Segurança Municipal de Caucaia
Mediante dados da Segurança Municipal de Caucaia, em 2022, o número de crimes atingiu a porcentagem menor de uma série histórica, sendo 49% menor que 2020, que registrou 360 crimes violentos letais e intencionais; e 34% menor que 2021, que registrou 276 casos.
Ainda segundo dados de 2022, o ano também registrou a menor média mensal dessa série histórica que começa em 2015, marcando 15,17 casos. Além disso, se considerarmos a taxa por 100 mil habitantes, alcançou-se a menor taxa com 49,33. Em 2020 e 2021, as taxas chegavam a 98,91 e 74,81, respectivamente.

