Menu

Requalificação da PI, da Rui Barbosa ao Poço da Draga, vai custar R$ 27 milhões

A Praia de Iracema receberá obras de requalificação nos seus aproximados 2 km de orla, com previsão para iniciar em abril deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto (PDT) nesta última terça-feira, 24, em entrevista coletiva, que também revelou o investimento de R$ 27 milhões na intervenção. O trecho que será reformado vai desde a avenida Rui Barbosa até o Poço da Draga. O objetivo é implementar o mesmo padrão da nova Beira Mar, entregue no ano passado. O projeto da obra prevê um paisagismo com a plantação de cerca de 1500 árvores em toda a extensão, a construção de um novo calçadão com minipraças, caramanchões, ciclovia, iluminação em LED, banheiros públicos e 50 novas vagas de estacionamento.

Além disso, está prevista a construção de um mirante onde fica o espigão do Poço da Draga, com um posto de salva-vidas próximo ao local. O calçadão perto do Aterro da Praia de Iracema também está incluído no projeto urbanístico. A extensão deve ganhar um novo piso, mobiliários urbanos e serão contornados com o plantio de arbustos e árvores de grande porte. Já o trecho que compreende o Poço da Draga e a Praia do Havaizinho, voltará a ser integrado devido ao recuo do canteiro de obras do Aquário. Essa ação possibilitou o ganho de oito metros de calçadas, que ganharão um corredor de passagem com mobiliários urbanos, paisagismo e calçadão, permitindo o acesso de pedestres de uma ponta a outra da Praia de Iracema. Próximo ao local, no Pavilhão Atlântico, está prevista a reforma de todo o seu entorno, com a substituição de pisos, bancos e iluminação, tornando-se uma ampla praça com espaço propício para feiras, projetos culturais e gastronômicos.

“Depois de uma longa conversa com a comunidade, a comunidade do Poço da Draga, os empreendedores da região e também com as Secretarias Regionais 2 e 12, a Secretaria da Infraestrutura e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, que estão a frente dessa obra, nós podemos construir um projeto belíssimo para a Praia de Iracema”, afirmou o prefeito Sarto.

LEI DE INCENTIVOS
O gestor também revelou que irão regulamentar a Lei de Incentivos Fiscais para a Praia de Iracema, com a intenção de atrair empreendedores para a área e beneficiar o empreendedorismo. Além disso, o prefeito disse que os ambulantes que atualmente trabalham no local irão ganhar barracas padronizadas após a reforma. Também presente no evento, o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, afirmou que será “uma obra simples, pois não há aterro nem espigão, como na Beira-Mar”. A previsão de duração da intervenção é de 18 meses. O secretário também afirmou que os impactos ambientais serão mínimos, pois se trata de uma reforma em uma área já urbanizada.

“A gente sabe que é uma obra que vai ser executada com o trânsito de pessoas, por ser uma área muito frequentada, então vamos fazer por partes para podermos liberar trechos da obra antes dela estar concluída totalmente com um todo”, explicou. Samuel Dias também afirmou que as obras não devem ser impactadas com as chuvas. “Existem obras que podem ser feitas em período de chuvas, outras não são indicadas, mas não é nada que a engenharia não possa resolver e não é nada que a gente não possa colocar dentro do cronograma de início em abril”, respondeu.