Menu

Fortaleza e demais cidades do Ceará devem ter chuva nesta terça (17), diz Funceme

A previsão climática para esta terça-feira, 17, é de chuva em todas as macrorregiões do Ceará. De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos e Meteorologia do Ceará (Funceme), com nebulosidade variando entre nublado, parcialmente nublado e com poucas nuvens. No período da tarde em áreas da faixa litorânea, o Estado deve receber chuvas mais isoladas.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), assim como na madrugada, o período da manhã mantém o céu nublado com alta possibilidade de chuva. Nos períodos de tarde e noite, a previsão é de céu variando entre parcialmente nublado a poucas nuvens.

A faixa litorânea do Ceará, Maciço de Baturité, Inhamuns, Cariri e Jaguaribana, no sul do Sertão Central foram as macrorregiões contempladas pela chuva isolada que se iniciou ainda na madrugada e prossegue até a manhã de hoje. Já para os períodos de tarde e noite desta terça-feira, o previsto é que, com exceção da faixa litorânea, todas as regiões tornem a receber chuva, ainda isolada.

PREVISÃO DE AMANHÃ
Para quarta-feira, 18, a Funceme prevê a continuidade das chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, com céu variando de nublado a parcialmente nublado. Toda a faixa litorânea, Maciço de Baturité, Inhamuns, Cariri e Jaguaribana devem receber chuva desde a madrugada até o início da manhã do dia 18. Pela tarde e início da noite, as regiões tornam a receber chuva, com exceção da faixa litorânea.

O previsto para a RMF é céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada na madrugada e no período da manhã. Nos demais períodos, céu estará parcialmente nublado. A Funceme aponta, ainda, que para os próximos dias, a RMF continuará com previsão de chuvas, principalmente nos períodos da madrugada e manhã, sendo essas isoladas, passageiras e com intensidade variando de fraca a moderada.

BONS VOLUMES
Dados parciais elaborados pela Funceme apontaram que entre as 7h da manhã de domingo, 15, e as 7h da manhã de segunda, 16, choveu em 105 municípios do Ceará. O maior registro foi o da cidade de Crateús, no oeste do sertão central em Amús, com 91 mm; seguido de Barro, no Cariri, com 75 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir alerta, ainda ontem (16), para a possibilidade de precipitações e ventos fortes em 164 das 184 cidades do Estado. Destas, 26 receberam o alerta de nível dois, indicando que as chuvas podiam atingir a marca dos 100 mm/dia com ventanias de 100 km/h. O alerta do Inmet é válido até às 10h desta terça-feira, 17, no entanto, pode ser renovado a depender das condições climáticas.