Com as obras do Meu Bairro Empreendedor no bairro Pirambu, em andamento na região, e a consequente urbanização das avenidas Monsenhor Hélio Campos e Doutor Theberge, haverá a partir desta segunda-feira, 16, um novo bloqueio na localidade. A intervenção, que terá duração de 60 dias, se faz necessária para a interligação da galeria de drenagem e pavimentação em intertravado no cruzamento da av. Doutor Theberge com a rua Nossa Senhora das Graças.
Quando concluídas as obras, a região contará com infraestrutura completa com nova pavimentação, mobiliários urbanos, drenagem, bolsões para embarque e desembarque, calçadas padronizadas, além de ciclofaixa, paisagismo, passagem elevada para pedestres e um Centro de Referência do Empreendedor, que irá ofertar gratuitamente capacitação para os comerciantes do bairro.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, responsável pela obras, vias das adjacências já contam com sistema de drenagem, nova pavimentação em intertravado e novas calçadas acessíveis. As intervenções estão com 82% de execução e possuem prazo de entrega para março deste ano. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) orienta os condutores que seguem pela avenida (sentido sul/norte) a entrar à esquerda na rua Felipe Camarão, à direita na rua 1, à direita na rua Santa Inês e à esquerda para retornar para a av. Dr. Theberge.
Para os condutores que seguem na av. Dr. Theberge (sentido norte/sul), a recomendação é seguir na rua Santa Elisa (sentido oeste/leste), entrar à direita na av. Pasteur e à direita para acessar a av. Leste-Oeste.
Agentes do órgão darão suporte operacional. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário das linhas, realizando o desvio das linhas nos dois sentidos em direção ao terminal e ao bairro. Seguindo os desvios propostos pela AMC, as linhas afetadas são 057 – Jardim Iracema (corujão), 120 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I, 130 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II e 102 – Vila Santo Antônio/Nossa Senhora Graças/Centro.
O Meu Bairro Empreendedor conta também com a construção de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para a capacitação dos comerciantes locais gerenciados pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). São oferecidos cursos de qualificação profissional com os programas Fortaleza Capacita, realizado em parceria com o Sebrae, e o Nossas Guerreiras, feito em parceria com o Governo do Estado, que oferece microcrédito para mulheres chefes de família.
