O Ministério da Saúde recebeu na última quarta-feira, 11, um novo lote com 754 mil doses da CoronaVac para reforçar a vacinação de crianças de 3 a 11 anos contra a covid-19. As vacinas serão distribuídas nos próximos dias, conforme solicitação de cada ente federativo e do cálculo de público-alvo.
Em Fortaleza, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos chegou a ser paralisada, em 1º de dezembro do ano passado, por falta da vacina da Pfizer pediátrica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um novo lote é aguardado, mas ainda não há previsão de data para o recebimento.
A dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos passou a ser recomendada desde o dia 4 de janeiro pelo Ministério da Saúde. A terceira dose estava disponível apenas para adolescentes adultos, a partir dos 12 anos. A nova remessa faz parte de um contrato aditivo firmado com o Instituto Butantan e, segundo o Ministério, um novo aditivo deve ser assinado nos próximos dias, garantindo assim mais 2,6 milhões de doses.
Atualização dos dados
Segundo o Ministério da Saúde, o País registrou nesta quinta-feira, 12, a maior queda na média móvel de mortes por covid-19 desde 17 de novembro de 2022. Ainda segundo a pasta, somente com as doses de reforço, inclusive para as crianças, que haverá uma proteção mais efetiva contra o vírus. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantiu que todos os imunizantes aprovados para uso no Brasil são seguros e têm eficácia comprovada. Com informações da Agência Brasil.
