Menu

Diretorias da Câmara e do Senado mandam fechar o Congresso por medida de segurança

Foto: Reprodução/Google

Por decisão das diretorias das respectivas Casas, a Câmara dos Deputados e o Senado estão totalmente fechados nesta segunda-feira, 9. Ainda não há informações sobre quando os prédios voltarão a permitir a entrada de pessoas, sejam parlamentares, jornalistas ou público geral.

A medida em ambos os locais ocorre em razão de segurança e um dia após criminosos invadirem o Congresso Nacional, bem como o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde deste domingo, 8, após policiais militares do Distrito Federal (DF) negligenciarem o trânsito de bolsonaristas na Praça dos Três Poderes.

O espaço estava bloqueado e também sob a ingerência da Força Nacional, após a informação, na semana passada, de que ônibus se dirigiam a Brasília para atos. Pelo menos 100 veículos do tipo e cerca de quatro mil extremistas estavam na manifestação criminosa.

Nas sedes dos três Poderes, houve crime contra o patrimônio público, com a destruição de móveis e estruturas físicas. No Planalto, foram roubadas pistolas não letais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que, atualmente, é responsável por parte da segurança de Lula (PT), como a dos ambientes institucionais que o presidente da República frequenta. A guarda pessoal do petista é desempenhada pela Polícia Federal (PF).

O DF está sob intervenção federal desde a noite deste domingo, após ato publicado pela Presidência da República, que culpa a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Secretaria de Segurança Pública do DF pelos atos criminosos. A medida impositiva segue até pelo menos dia 31 deste mês. (De Brasília)