O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), empossou nesta segunda-feira, 9, a ex-secretária da Fazenda no Ceará, Fernanda Pacobahyba, na presidência do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). Pelas redes sociais, Camilo ressaltou que Fernanda foi a primeira mulher a assumir a Sefaz no Ceará e, agora, “tem a missão de conduzir o FNDE com excelência”.
Dei posse hoje à nova presidente do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. Fernanda foi a primeira mulher a assumir a Secretaria da Fazenda do Ceará e agora tem a missão de conduzir o FNDE com excelência. pic.twitter.com/hpKGtcUJGw
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) January 9, 2023
Mais cedo, também pelo Twiiter, Fernanda destacou o “início de mais uma jornada” e comentou sobre os episódios de vandalismo protagonizados por bolsonaristas radicais, neste domingo, 8, em Brasília. “Não podemos nos intimidar com criminosos”, frisou a presidenta do FNDE. “Que eles tenham certeza ABSOLUTA do nosso compromisso e de nossa disposição para reconstruir o Brasil!”, escreveu.
Cearenses no MEC
Além de Pacobahyba e Camilo, outros dois cearenses já foram anunciados para o MEC. Um deles é a ex-governadora Izolda Cela (sem partido), que será secretária-executiva da pasta, a número 2 do Ministério. Também foi anunciado por Camilo o ex-secretário da Educação do Ceará e do município de Sobral, na região Norte, Maurício Holanda. Maurício Holanda será secretário de Articulação com os Sistema de Ensino. Ele é doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi secretário municipal de Educação de Sobral.
Confira aqui os nomes anunciados por Camilo Santana.
