Menu

Pós-Natal em Fortaleza registra maior suspeita de covid da última semana de dezembro

Foto: Beatriz Boblitz

De acordo com dados do IntegraSUS, plataforma de transparência que reúne informações do eSUS-Notifica, do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), de laboratórios particulares e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), Fortaleza entra em 2023 com 1.278 casos suspeitos de covid, os quais foram notificados na última semana de dezembro do ano passado. Os dados estão vinculados à Secretaria de Saúde (Sesa) do Ceará.

Desses, 46 já foram confirmados como casos decorrentes da infecção por coronavírus, e 224 ainda seguem em investigação. São considerados casos confirmados aqueles testaram positivo para a doença. Já casos em investigação são casos notificados sem solicitação de exame, casos aguardando resultado de exame ou ainda casos com resultado do exame inconclusivo. Não foram confirmados óbitos pela doença. Informações da mesma ferramenta apontam que quatro casos foram recuperados neste período, e nenhum óbito foi registrado. Segundo a plataforma, as datas com mais registros de início dos sintomas em pacientes foram os dias 26 e 27 do último mês, com 67 e 53 casos, respectivamente.

Segundo a faixa etária, a incidência de casos confirmados da doença foi maior nas idades entre 31 e 40 anos (7), 51 e 60 (6) e 18 e 30 (5). Em idosos, foram registrados oito ocorrências, distribuídas nas idades entre 61 e 70 (3), 71 e 80 (3) e dois casos em pessoas acima dos 81 anos. Na Capital, o sexo feminino foi o mais atingido, com 20 casos confirmados em mulheres. Em homens, foram registradas dez ocorrências.

Em outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Caucaia e Maracanaú, foram notificados 146 e 114 casos, respectivamente. No município caucaiense, cinco casos foram confirmados e 46 seguem sob investigação das redes pública e privada de saúde da cidade. Em Maracanaú, três foram confirmados e 34 ainda estão sob análise para serem dados como confirmados ou não.

Em Maranguape, dez casos foram notificados e nenhum foi confirmado. No município de Eusébio, quatro casos foram atestados. Em contrapartida, Aquiraz confirmou somente dois no período referido. Nenhum óbito por covid-19 foi notificado na RMF.

NÚMEROS DO CEARÁ
No Estado, foram notificados 3,644 casos suspeitos da infecção causada pelo coronavírus no mesmo período. Destes, 281 foram confirmados pelo Integra SUS, 22 foram recuperados e 631 ocorrências seguem sob investigação. A quantidade de testes realizados, tanto na rede pública, quanto na rede particular do Ceará, foi de 2.730.

Assim como na Capital, os dois dias seguintes ao feriado de Natal, 26 e 27, foram os que mais registraram ocorrências no período, com 113 confirmados e 180 em investigação no dia 26 e 99 confirmados e 154 sob investigação no dia 27 de dezembro.

O sexo mais atingido pela doença no Ceará foi o feminino, com 124 ocorrências registradas e confirmadas entre os dias 26 e 31 do último mês. Nos homens, foram confirmados 85 casos no período.

No Ceará, a faixa etária mais afetada foi dos 18 aos 30 anos, com 53 casos. Seguida dos 31 aos 40 (32) e dos 41 aos 50 (28). Em idosos, foram confirmadas 68 ocorrências neste período. Sendo as idades entre 61 e 70 anos as mais atingidas pela doença, com 25 casos atestados. Nenhum óbito foi notificado no Estado entre os dias 26 e 31 de dezembro.