Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

2023: um carnaval que vai deixar saudades

Ao OPINIÃO CE, foliões falam sobre primeiro ciclo carnavalesco nas ruas após a redução da pandemia
Foto Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Após dois anos sem festividades nas ruas por conta da pandemia, não só Fortaleza, como todo o Brasil, voltaram a receber a alegria do carnaval neste ano. Na Capital, foram quatro dias de folia em seis polos espalhados por toda a Cidade, com atrações como Elba Ramalho, Limão Com Mel e Seu Jorge.

Em outros pontos do Estado, como em Aracati, o retorno da folia ficou sob comando de nomes como Zé Vaqueiro. Ao OPINIÃO CE, foliões que aproveitaram o Ciclo Carnavalesco de 2023 falam sobre a alegria de voltar às ruas e curtir a festa em meio a multidões e blocos de carnaval.

Lívia Paz, de 21 anos, trabalha com moda e marketing e curtiu o carnaval brasileiro pela primeira vez desde 2020, quando havia recentemente chegado de um intercâmbio no Canadá.

“Foi meu primeiro carnaval desde 2020, antes da pandemia. Naquele ano eu passei os dias aqui mesmo, no Ceará, e mesmo gostando eu sinto que não aproveitei tanto”. Neste ano, Lívia foi para a folia de Salvador, sua primeira vez na Capital da Bahia e em seu primeiro carnaval após a redução da pandemia.

“Foi surreal, coisa de outro mundo mesmo e não é qualquer um que está preparado. É muita gente, para gostar de lá você tem que realmente gostar de Carnaval e da multidão. Mas eu fui só um dia para o Carnaval de rua da cidade, no restante fiquei no Camarote e também foi maravilhoso, uma estrutura enorme e realmente de outro nível”, afirmou.

Apesar de ter passado o carnaval fora de Fortaleza, Lívia explicou que, mesmo longe, percebeu que neste ano a Cidade estava muito engajada nas festividades. “Mesmo vendo de fora, eu percebi que em Fortaleza teve muita festa e várias pessoas que eu conheço e ficaram para curtir o carnaval na Cidade estavam empolgadas e aproveitaram muito”, disse.

Érika Medeiros, estudante de Odontologia de 21 anos, curtiu o Carnaval deste ano na cidade de Aracati, um dos polos carnavalescos do Ceará que mais concentrou foliões neste ano. Apesar de ter passado o feriado de carnaval fora da Capital, a estudante curtiu o Pré nas ruas de Fortaleza.

“Foi maravilhoso voltar às ruas depois de tanto tempo sem aproveitar sentindo o calor de estar no meio de tantas pessoas, eu amo essa época e sempre aproveito porque para mim só se vive uma vez, então temos que curtir o momento sempre”, afirmou.

De acordo com ela, apesar de ter ido a todos os ciclos de pré-carnaval em Fortaleza, que contou com muitos foliões, não esperava ver tantas pessoas aglomeradas curtindo as atrações. “Eu me assustei um pouco, gosto de gente e gosto de multidões, mas eu não esperava ver tantas pessoas juntas. Mesmo com a lotação, foi mágico, e com certeza no próximo ano vou novamente estar na folia”, afirmou.

Caio Marques, estudante de Zootecnia de 22 anos, curtiu o carnaval de uma forma diferente, mas conseguiu aproveitar nas ruas do Pecém a folia que não via desde 2020, antes da pandemia.

“Costumo passar o Carnaval com minha família em casa em bloquinhos que nós mesmos montamos no Pecém. Ainda assim, eu sempre aproveitei muito os shows que aconteciam por aqui e na Taíba, praia próxima daqui. Esses anos foram complicados porque senti muita falta dessa interação com pessoas de fora”, disse.

Neste ano, com a volta das festividades na rua, o folião aproveitou com amigos e com a família tanto dentro, quanto fora de casa. “Esse ano foi incrível, senti muitas saudades de ver pessoas diferentes curtindo essa época de Carnaval que eu considero mágica”, finalizou.

[ Mais notícias ]