Menu

Retrospectiva 2022: Antônio Henrique se elege deputado estadual pela primeira vez

O presidente da Câmara de Fortaleza (CMFOR) e deputado estadual diplomado Antônio Henrique (PDT) está prestes a encerrar sua passagem no Legislativo municipal com o início de um novo mandato na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Ele ainda permanece como vereador da Capital até o dia 31 de janeiro, quando vai renunciar para assumir a cadeira de deputado em 1º de fevereiro de 2023.

Ao longo desta semana, OPINIÃO CE vai trazer a história de nomes que saíram vitoriosos nas Eleições 2022. No último dia 20, Antônio Henrique fez seu discurso de despedida na Casa. Na ocasião, o presidente destacou o esforço para ampliar a participação popular nas decisões legislativas, bem como as ações realizadas com o objetivo de promover maior aproximação entre a população e a Câmara Municipal.

Presidente da Casa desde 2019, ele fez um balanço sobre as intervenções feitas na sede do Legislativo, como aquelas que permitiram maior acessibilidade nas dependências da Casa, bem como a inauguração da Central da Cidadania, da Escola do Parlamento e do Complexo das Comissões, entre outros pontos. A poucos dias de deixar o posto na CMFOR, o vereador acompanhou a votação de um tema delicado na Casa: a Taxa do Lixo da Capital.

O projeto, de autoria do prefeito José Sarto (PDT), tem movimentado o Legislativo municipal nos últimos dias, e acontece na esteira da transição da presidência de Antônio Henrique para o vereador Gardel Rolim (PDT).

Nas últimas semanas, em um dos seus últimos atos na Presidência da CMFOR, Antônio Henrique acolheu ofício de Sarto, que solicitou a convocação de uma extraordinária para o período entre 2 e 30 de janeiro de 2023 para que seja votado em Plenário o novo projeto de lei da Taxa de Lixo.

Ainda sobre o seu sucessor na presidência, o pedetista trabalhou este ano pela candidatura única de Gardel Rolim. Prestes a assumir cadeira na Alece, ele articulou para garantir o candidato de consenso do PDT. Um passo dessa articulação foi abrir diálogo com o vereador Léo Couto (PSB), que também trabalhava para se viabilizar na disputa.

Já nas eleições de 2022, Antônio Henrique se destacou pela defesa do nome do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) na disputa contra a atual governadora Izolda Cela (sem partido).

“Temos excelentes nomes para representar o projeto político que trouxe inúmeros avanços para os cearenses nos últimos anos e respeito todos eles. No entanto, defendo a unidade em torno do nome do ex-prefeito Roberto Cláudio, tendo em vista as importantes conquistas e a experiência que ele acumulou à frente da Prefeitura de Fortaleza”, sustentou ele à época.

A defesa ocorreu, inclusive, enquanto uma ala da base governista tentava minimizar a ação do prefeito José Sarto em tornar público o apoio ao ex-prefeito Roberto Cláudio na disputa dos pré-candidatos do PDT. Antônio Henrique também fez questão de publicizar a sua posição em torno da disputa.

Em meio a indefinições acerca da disputa – que posteriormente foi vencida por Roberto Cláudio em eleição interna –, Antônio Henrique liderou encontro de um grupo de 32 vereadores com o ex-prefeito de Fortaleza em que trataram do cenário pré-eleitoral. Atualmente a legenda, sob liderança do deputado federal André Figueiredo, mantém conversas para compor a base de Elmano.