O futuro ministro da Educação Camilo Santana (PT) anunciou nesta terça, 27, que a governadora Izolda Cela será secretária-executiva da pasta. Na prática, isso significa que em uma eventual vacância de Camilo, Izolda quem assume o posto.
“Informo que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela, será secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC) em nossa gestão. Trabalharemos juntos para recuperarmos o tempo perdido, sobretudo na educação básica. Com muito diálogo com estados e municípios, e a retomada dos investimentos, tenho convicção de que faremos a educação brasileira voltar a crescer”, escreveu Camilo em publicação nas redes sociais.
Inicialmente cotada para assumir o MEC, Izolda estava confirmada para a secretaria de Educação Básica com a nomeação do senador eleito para assumir o ministério. Antes de assumir o MEC, Camilo trabalhou pelo nome de Izolda.
Segundo Camilo, o nome da governadora já está certo. “Falta só a nomeação”, disse. Na sequência, ele também confirmou a secretária estadual da Fazenda Fernanda Pacobahyba no comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Mesmo de fora da Secretaria Nacional de Educação Básica, Izolda afirma que pretende dar prioridade para a área. “Eu penso que o país precisa compreender melhor o que é o diagnóstico hoje relacionado aos resultados da educação básica, desde a alfabetização, como é que está a alfabetização das crianças nesse país, especialmente depois de um período tão severamente afetado pelo período da pandemia”, afirmou.
Matéria atualizada às 14h15 para inclusão das falas de Camilo Santana e Izolda Cela
