Menu

Arena Castelão deve voltar a receber jogos em fevereiro de 2023

Foto: Natinho Rodrigues em 06/2022

Com a etapa de implantação de novo gramado finalizada, a Arena Castelão deve voltar a receber partidas daqui a um mês e meio. A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Na fase inicial, foram retiradas toda a grama antiga e as camadas de areia e brita logo abaixo, até atingir as tubulações de drenagem.

No fim de novembro, após duas semanas desde o início da obra, a reforma da estrutura do gramado passou pela fase de revisão e ampliação do sistema de drenagem. Segundo a gestão estadual, foi feita a instalação de novos tubos e da manta de drenagem. A estrutura atual recebeu troca de material ao mesmo tempo em que foi dobrada a extensão de valas e drenos, aumentando a capacidade de drenagem.

“Aproveitamos cerca de 20% da tubulação antiga. O restante será instalação nova. Estamos intercalando onde está sendo aproveitada a tubulação com a colocação de tubos novos”, detalhou Larissa Augusto, engenheira civil da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP). Após a etapa de revisão e ampliação do sistema de drenagem, começaram a ser depositadas as camadas de brita e de areia, para posterior plantio da nova grama. Com investimento de R$ 1,95 milhão, foi executada a revisão de toda a estrutura de campo de jogo e a troca completa do gramado da Arena Castelão.

Da espécie Bermuda Celebration, agora, as mudas estão submetidas a um período de tratamento adequado, com aplicação de adubos para estimular o crescimento e o enraizamento. Para que a fotossíntese aconteça de forma mais rápida, os refletores do Castelão devem passar a noite ligados.

“A expectativa é que em 30 dias já se possa fazer o primeiro corte”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, sobre as projeções para ver o verde tomar conta do espaço novamente.

PREVISTA PARA 2021
Inicialmente, a reforma estava prevista para o fim da temporada de 2021, mas foi adiada por solicitação de Ceará e Fortaleza, que disputaram, neste ano, a Série A do Campeonato Brasileiro.

A Arena tem em seu histórico reclamações sobre questões de infraestrutura e apagões. Em 2021, o estádio foi o que recebeu mais partidas no Brasil, atingindo a marca de 83 jogos. O top 3 foi completado por Maracanã e Mineirão, estádios tradicionais, que receberam 68 e 67 partidas, respectivamente.

Além da estrutura, o gramado é o principal alvo das reclamações tanto dos clubes cearenses, quanto dos visitantes, mesmo após ter passado por um processo de revitalização no início do ano. Em 2022, o excesso de jogos na arena, que totalizaram 73 partidas, acabou comprometendo seriamente o gramado.

Nenhum outro estádio brasileiro sediou tantas partidas no ano. Sendo duramente criticado todo o ano, e desde a temporada passada, o Governo apresentou uma proposta de reforma imediata para o gramado, que não foi aceita pelos clubes. Ademais, o estádio precisaria passar cerca de quatro meses fechado para jogos. Em maio, torcedores presentes no estádio fizeram vídeos que mostravam problemas na infraestrutura, como infiltrações, rachaduras na arquibancada e ferros à mostra.

Na época, Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), garantiu que os defeitos não trariam riscos aos presentes na Arena Castelão e que seriam enviados técnicos para avaliação dos pontos mostrados nos vídeos e encaminhados para o conserto.