Menu

Mauro e Onélia Santana permanecem no quadro de secretários de Elmano

Mauro Albuquerque e Onélia Santana permanecem como secretários de Elmano/ Foto: Reprodução Governo do Estado

Os secretários Mauro Albuquerque e Onélia Santana , da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria de Proteção Social (SPS), respectivamente, foram mantidos no quadro de secretários do governo de Elmano de Freitas (PT), que se inicia no dia 1º de janeiro de 2023. Os nomes foram divulgados nesta sexta, 23, pelo governador eleito, em seu perfil nas redes sociais.

Desde 2019 à frente da SAP, Mauro Albuquerque é policial civil do Distrito Federal e especialista em Segurança Pública e Gestão Prisional. Fundou a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do DF, onde foi diretor de 2000 a 2015. Criou a doutrina de Intervenção Penitenciária e Procedimentos de Segurança, com medidas adotadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Foi idealizador e coordenador da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) que atuou no Ceará, em 2016. Depois do Ceará, coordenou a força-tarefa no Rio Grande do Norte, onde, posteriormente, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Onélia Santana, ex-primeira dama do Ceará, esposa do ex-governador e futuro Ministro da Educação, Camilo Santana, comanda a SPS desde abril deste ano. A secretária é graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Urca; psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus; com MBA em Administração Pública: Planejamento, Gestão e Finanças pela PUC; e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. É formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP). É a idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.

O futuro governador Elmano de Freitas anunciou nesta sexta o primeiro grupo do seu secretariado. Até o momento desta publicação, sete nomes foram divulgados. Além de Mauro (SAP) e Onélia (SPS), também foram anunciados Tânia Mara Coelho (Secretaria de Saúde), Samuel Elânio (Secretaria Segurança Pública e Defesa Social), Rodrigo Bona Carneiro (Controladoria-Geral de Disciplina), Rafael Machado Moraes (Procuradoria-Geral do Estado), Luísa Cela (Secretaria de Cultura). Os nomes correspondem às indicações técnicas ao primeiro escalão do governo estadual. Elmano promete divulgar mais nomes ao longo dos próximos dias.