Menu

Lula escolhe Alckmin para Ministério da Indústria e agenda nomeação para esta quinta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Embora o presidente diplomado Lula (PT) tenha sinalizado no começo dos trabalhos do governo de transição que seu vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), não seria ministro, o ex-tucano vai ocupar a titularidade do Ministério da Indústria e do Comércio.

O anúncio está programado para ser realizado nesta quinta-feira, 22. Alckmin – nome que passou a ser de confiança de Lula dentro do processo eleitoral depois de anos em lados opostos na política nacional – assumirá a pasta após personalidades do setor, como Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente de Lula, José Alencar (in memorian), recusarem o convite.

Também está na lista de Lula dos próximos dias a oficialização de novos nomes das pastas federais, que vão somar 37, três a mais que o máximo previsto inicialmente. O petista, que assume no próximo dia 1º o Palácio do Planalto, sofreu resistência por parte de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional da Transição (PEC da Transição), promulgada nesta quarta-feira, 21, pelo Congresso.

Com o fim da proposta também chamada de PEC Fura Teto e PEC do Bolsa Família, Lula fica livre para consolidar as nomeações: cargos ministeriais estavam sendo, por parte de Lira, exigidos para a aprovação da proposta. A nomeação de Camilo Santana (PT) ao Ministério da Educação (MEC), por exemplo, é uma das aguardadas para os próximos dias.