Cearense volta às quadras do Centro de Formação Olímpico (CFO) nesta quarta-feira, 21, às 20 horas, para enfrentar o Caxias do Sul. O time cearense vem de seis derrotas consecutivas e está na 17ª colocação do Novo Basquete Brasil (NBB), lanterna do campeonato.
Neste primeiro turno, o “Carcalaion” tem uma campanha de 12 derrotas e apenas duas vitórias. Na última segunda-feira, 19, a equipe perdeu por 94 a 83 para o União do Corinthians, do Paraná, no CFO. O armador Matheusinho foi o destaque do time, com 27 pontos.
Dentro de seus domínios, o time treinado por Flávio Espiga tem apenas uma vitória em sete jogos, contra o Pato Basquete, por 80 a 60, no mês de novembro. O outro triunfo da temporada foi diante do Rio Claro, em São Paulo, por 72 a 57, também em novembro.
Apesar da péssima campanha, o Fortaleza BC possui o atleta com maior média de pontos da liga: Dexter McClanahan. O armador norte-americano está na sua temporada de estreia no Carcalaion e no NBB. O jogador de 25 anos tem médias de 20.6 pontos por jogo e 12.9 de eficiência. Seu jogo de maior destaque foi na vitória diante do Pato Basquete, quando marcou 31 pontos.
Desde a criação do time em 2012, o Basquete Cearense realiza seu pior início de campeonato. A última temporada em que o time amargou as últimas colocações da tabela foi em 2019/20, edição que foi encerrada precocemente devido à pandemia. Na noite de hoje, o Basquete Cearense enfrentará o atual 11º colocado, Caxias do Sul, que tem 5 vitórias e 8 derrotas até o momento. A equipe gaúcha também vive má fase e vem de quatro derrotas consecutivas na competição.
REDE CUCA
A equipe de vôlei cearense também amarga a lanterna do campeonato e não conquistou uma vitória sequer na competição. Na noite desta quarta-feira, 21, às 19 horas, o Rede CUCA Vôlei enfrenta o São José no Ginásio Paulo Sarasate pela Superliga de Vôlei Masculina 2022/2023. O time cearense ainda não venceu no torneio e tem nove derrotas em nove jogos. No último sábado, 17, a equipe foi superada por 3 sets a 0 pelo América Vôlei, de Minas Gerais. Agora, o time da Prefeitura de Fortaleza retorna à Capital para realizar seu último jogo de 2022.
Estreante na competição, o CUCA Vôlei é o primeiro time cearense da história a disputar uma Superliga de Vôlei. Na atual temporada, o clube também é o único representante do Norte e Nordeste na competição. Após terminar em terceiro lugar na Superliga B de 2021/2022, o time foi convidado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) a participar da primeira divisão após o Funvic Natal apresentar irregularidades no fair play financeiro.
O time cearense é treinado por Marcelo Negrão, lenda do vôlei brasileiro, campeão olímpico e mundial. Com apenas dois sets vencidos em 29 disputados, a jovem equipe busca se manter na primeira divisão do vôlei nacional para conseguir manter o projeto.
