Nesta segunda-feira, 19, durante a apresentação do Relatório da Equipe de Transição do Governo do Ceará, o governador eleito, Elmano de Freitas, divulgou um balanço sobre a transição de governo que ocorre entre o governo de Izolda Celo e o que se inicia em 2023.
Elmano pontuou alguns dos principais desafios e prioridades do novo governo, apontou seus critérios para a montagem do novo secretariado e comunicou a pretensão de realizar uma reforma administrativa no primeiro mês de superintendência.
Afirmando estar consciente das realizações de êxito do governo anterior, o atual governador ressaltou a necessidade do Ceará por uma gestão que se relacione de forma atenciosa com a sociedade em questões como, por exemplo, o enfrentamento da fome no estado.
“Temos o diagnóstico que o Governo é muito organizado, que o Estado tem equilíbrio fiscal e tem meta nas áreas que nós administramos no Governo do Estado do Ceará, seja na área da educação, da saúde, entre outras. Porém, ao mesmo tempo, é um diagnóstico de desafio muito grande para o estado do Ceará, ainda existem muitos passos a serem dados para melhoria de vida do povo cearense”, declarou.
Novos secretários
Como critérios para montar um bom secretariado, Elmano compartilhou quatro pontos que julga serem fundamentais: conhecer, de fato, a área na qual irá atuar; ter compromisso com os projetos políticos apresentados ao povo cearense; ter a capacidade de liderar equipes; e saber ouvir as necessidades da sociedade, do parlamento e da imprensa.
Segundo Elmano, a sugestão e escolha dos secretários será feita de maneira “misturada”: “eu vou escolher pessoalmente, partidos vão sugerir nomes, intelectuais vão sugerir nomes, bem como grupos sociais também irão sugerir.” O governador também disse que as escolhas serão anunciadas nesta semana, até sexta-feira, 23.
Chagas Vieira, secretário da Casa Civil durante o governo de Izolda Cela, ressaltou projetos que devem ser trabalhados pelo novo governo, entre eles, está a ampliação do RAIO em 100% do Ceará. “Certamente o governador Elmano vai dar continuidade aos projetos do governo anterior, buscando mais avanços e melhorando aquilo que precisa ser melhorado em todas as áreas”, finalizou.
Reforma Administrativa
Elmano destacou também a realização de uma convocação extraordinária da Assembléia, em janeiro, para a apresentação e aprovação de uma reforma administrativa: “Estamos fazendo o desenho final dessa reforma, que deve ser concluído até o final do ano e, certamente, vamos pedir uma convocação extraordinária para já poder iniciar o governo, em fevereiro, com o sistema funcionando”, explicou.
