Conforme adiantado pelo OPINIÃO CE no início deste mês, após informações do superintendente de Obras Públicas (SOP) do Ceará, Quintino Vieira, a principal praça esportiva do Estado tinha a expectativa de que no dia 14 a substituição fosse iniciada. Em edição publicada no dia 7, o titular afirmou que estava sendo “finalizada a parte de drenagem do estádio, com metade da areia já colocada” e que a partir da semana seguinte a obra avançaria.
No fim de novembro, após duas semanas desde o início da obra, a reforma da estrutura do gramado passava pela fase de revisão e ampliação do sistema de drenagem. Segundo a gestão estadual, foi feita a instalação de novos tubos e da manta de drenagem. A estrutura atual recebe troca de material ao mesmo tempo em que está sendo dobrada a extensão de valas e drenos, aumentando a capacidade de drenagem.
A grama utilizada é da espécie Bermuda Celebration. Agora, as mudas serão submetidas a um período de tratamento adequado, com aplicação de adubos para estimular o crescimento e o enraizamento. Para que a fotossíntese aconteça de forma mais rápida, os refletores do Castelão devem passar a noite ligados. “A expectativa é que em 30 dias já se possa fazer o primeiro corte”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, sobre as projeções para ver o verde tomar conta do espaço novamente.
“Existem três opções de plantio: você pode plantar em rolo, pode plantar em tapetes ou pode plantar em mudas em sprigs, que é o método que estamos utilizando. Temos essa plantadeira mecanizada, equipamento importado, que pica o tapetinho e transforma em mudas em prazo rápido. Agora nós vamos monitorar o desenvolvimento das raízes continuamente. Pós-plantio tem uma série de procedimentos semanais, como adubação foliar, adubação mineral e controle sanitário para evitar pragas”, detalhou Miguel Campanelli, diretor técnico da Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, empresa responsável pela obra.
A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Na fase inicial, foi retirada toda a grama antiga e as camadas de areia e brita logo abaixo, até atingir as tubulações de drenagem.
