A perspectiva para o próximo período chuvoso no Ceará é positiva, assim como o prognóstico para os próximos 15 anos, segundo analisaram pesquisadores no evento “Perspectivas Climáticas Para o Ceará em 2023″, nesta sexta-feira, 16, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec). Atualmente, o Estado está passando pela pré-estação chuvosa, que ocorre nos meses de dezembro e janeiro, e concentra cerca de 16% das chuvas anuais. A partir de fevereiro, seguindo até maio, o Ceará estará na estação chuvosa.
“Vamos ter um ano bastante bom aqui no Ceará e, nos próximos 15 anos, a frequência de anos bons vai aumentar. Não espero nenhuma grande seca até 2035″, explicou ao OPINIÃO CE Luiz Carlos Molion, pós-doutor em hidrologia de florestas e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Nosso produtor vai ter esses próximos 15 anos para trabalhar de uma forma tranquila”, ressalta, frisando que o Estado deve receber bom volume de chuvas nos próximos meses.
“A previsão era que realmente o período de outubro a dezembro fosse de chuvas abaixo da média. Agora, a partir de 20 de dezembro, as chuvas devem começar a se firmar. Vamos ter janeiro chuvoso, fevereiro vai ficar um pouco abaixo do normal e, depois, março, abril e maio com bastante chuva”, explicou Luiz Carlos Molion.
O pesquisador destaca, ainda, que é preciso que o produtor rural esteja atento ao período para saber o que plantar. “O cuidado é plantar agora para evitar que a planta tenha algum tipo de problema. Por exemplo, se plantar algo que tenha alguma floração e essa floração cair nesse período seco, pode prejudicar a produtividade. Mas, por exemplo, no caso do sorgo, como não se usa a semente, o produtor pode plantar em qualquer época que vai ter excelente produtividade, particulamente“, destaca.
A quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) deste ano foi a terceira melhor dos últimos 10 anos, segundo dados da Federação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nos quatro meses, choveu 621,3 milímetros, acumulado que fica atrás apenas de 2020 (727,4 milímetros) e 2019 (671,9 milímetros). Outro dado da Funceme mostra que maio de 2022 foi o mês mais chuvoso nos últimos 10 anos. No período, foram registrados 108,9 milímetros de precipitações.
Também participaram Francisco de Assis Diniz, consultor climático, meteorologista e mestre em climatologia; e Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
PEC Nordeste
Ainda no evento, ao qual o OPINIÃO CE foi convidado, a Faec lançou de forma oficial o PEC Nordeste 2023. O lançamento aconteceu na sede da entidade, no bairro Jardim América, em Fortaleza. O cronograma é que o PEC Nordeste ocorra nos dias 15 a 17 de junho. O presidente da Faec, Amílcar Silveira, afirmou que o evento de 2023 será a maior da história. “Nosso objetivo é mudar a vida do produtor rural, vamos transformar a vida do produtor cearense”, diz.
A PEC Nordeste 2023 será realizada no Centro de Eventos do Ceará em sua 26ª edição, com uma área de 12 mil metros quadrados, maior que a de 2022, que teve 7 mil metros quadrados. A expectativa é de que hajam feiras, exposições e oficinas voltadas para o agronegócio.
*Com informações de Caio Salgueiro.
