Os 22 deputados estaduais, 46 federais, governador e vice-governadora e senador eleitos no Ceará, nas eleições de 2022, foram diplomados nesta sexta, 16. A cerimônia, ocorrida na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), é o último ato do processo eleitoral e capacita os vencedores a assumirem seus respectivos mandatos.
O destaque da cerimônia foi para o governador eleito Elmano de Freitas (PT) e para senador eleito Camilo Santana (PT) que, juntos, emplacaram vitória no Estado, derrubando opositores antigos e novos, entre estes ex-aliados. Ao receber o documento que o celebrou como governo eleito no Ceará, Elmano parabenizou a Justiça Eleitoral pelo trabalho durante o último pleito, que foi marcado por diversos ataques ao sistema eleitoral.
Na sua fala de abertura, o desembargador Inácio Cortez, presidente do TRE-CE, exaltou todos os colaboradores do pleito que definiu como “mais uma eleição exitosa e segura, mesmo em meio a tantos ataques e a divulgação de notícias falsas e infundadas”.
“Nosso processo eletrônico, admirado e respeitado em todo o mundo, foi inteiramente fiscalizado e auditado por diversas instituições nacionais e internacionais, que aprovaram sua segurança em todas as etapas”, disse ainda.
Já durante a fala de encerramento, o desembargador ressaltou que o processo ocorreu de maneira tranquila, apesar do cenário nacional turbulento que refletia aqui. “Eu até estranhei porque eu pensei que teria mais embate”, disse.
Passada a cerimônia e os trâmites jurídicos, e já adentrando o campo político, a ocasião foi marcada por diversas sinalizações ao PDT. O partido, que rompeu aliança com o PT no Ceará após 16 anos, já abriu diálogo para compor a base de Elmano no novo mandato.
Durante coletiva de imprensa, Elmano citou o senador e ex-governador Cid Gomes (PDT), que destacou como o responsável pelo início da composição que está à frente do Governo do Estado há mais de uma década.
“Eu acho que o mais importante agora é reconhecermos que esse projeto iniciou com o governador Cid Gomes, hoje do PDT, e foi dado continuidade com o governador Camilo. E a proposta que apresentamos ao Ceará é uma continuidade para avançar, e esses 16 anos estivemos juntos com o PD, e o que eu espero, pela reunião que tive hoje, é de que nós vamos construir esse entendimento”, disse.
Ainda sobre a possibilidade do partido integrar os quadros do seu secretariado, Elmano manteve a abertura. “Vários nomes do PDT ajudaram a construir esse projeto, e eu quero que esses nomes possam colaborar efetivamente”, afirmou.
Ainda nesta sexta, antes da cerimônia de diplomação, Elmano esteve reunido com lideranças do PDT iniciando o movimento de reaproximação. O momento contou com a presença de Cid Gomes, do ex-prefeito Roberto Cláudio (adversário de Elmano na disputa estadual), do líder estadual do partido André Figueiredo, do presidente da Assembleia Evandro Leitão e do deputado Mauro Filho.
