A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) apresenta na próxima sexta-feira, 16, às 8h30, em Fortaleza, as “Perspectivas Climáticas Para o Ceará em 2023”. “Vamos trazer, com a devida antecedência, as perspectivas para o clima do Ceará para o próximo ano. A nossa ideia é fazer com que os produtores rurais possam se preparar adequadamente“, destaca o presidente da Federação cearense, Amílcar Silveira.
O evento também contará com a participação de Francisco de Assis Diniz, consultor climático, meteorologista e mestre em climatologia; Luiz Carlos Baldicero Molion, pós-doutor em hidrologia de florestas, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; e Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Além disso, na ocasião, será realizado o lançamento do PEC Nordeste 2023, maior feira agropecuária da região Nordeste, que na próxima edição terá o dobro da área utilizada em 2022.
Quadra chuvosa 2022
A quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) deste ano foi a terceira melhor dos últimos 10 anos, segundo dados da Federação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nos quatro meses da estação, choveu 621,3 milímetros, acumulado que fica atrás apenas de 2020 (727,4 milímetros) e 2019 (671,9 milímetros). Outro dado da Funceme mostra que maio de 2022 foi o mês mais chuvoso nos últimos 10 anos. No período, foram registrados 108,9 milímetros de precipitações.
Serviço:
- Data: 16 de dezembro (sexta-feira)
- Hora: 8h30
- Local: Avenida Eduardo Girão, 317. Jardim América.
