A governadora Izolda Cela (sem partido) assinou, na tarde desta terça-feira, 13, dois decretos que instituem a criação do Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga, e do Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado no Crato, na região do Cariri. O secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, esteve junto à governadora durante a assinatura. Nas redes sociais, a Chefe do Executivo Estadual, falou sobre a ação.
“Assinei, nesta terça-feira, os decretos que criam o Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga, e o Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, no Crato. Com o objetivo de resguardar espécies nativas, incrementar o turismo ecológico na região, recuperar áreas degradadas e proteger o patrimônio histórico do nosso estado, continuamos a desenvolver ações para a proteção da biodiversidade local e estímulo a uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente”, pontuou a governadora.
De acordo com a gestão estadual, o Ceará tem se destacado na criação de unidades de conservação ambientais nos últimos anos. “Partimos de 23 unidades de conservação, para 42 até o final do governo Izolda Cela, e hoje nós criamos dois parques. Eles são o Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, lá no Crato, uma área de grande valor histórico e geográfico. Área do Beato Zé Lourenço, aconteceu lá uma comunidade muito importante na história do Ceará”, enfatizou o secretário Artur Bruno.
“Hoje também criamos o Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga. Um local belíssimo, onde de um lado você vê a caatinga, dos sertões de Canindé, e do outro a mata atlântica da serra de Baturité, um local belíssimo parque agora, de 72 hectares, que iremos dar condições para melhorar o turismo ecológico naquela região“, completou.
Quem esta a frente desse projeto é o Programa Cientista Chefe em Meio Ambiente, vinculado a Sema. “Dentro do programa Cientista Chefe do Meio Ambiente, nós desenvolvemos sete sub-projetos, um desses projetos é o de criação de unidade de conservação e planos de manejos. Esse projeto visa criar unidades de conservação no Estado e planos de manejo (que norteiam o uso das unidades de conservação) para as unidades que já existem”, explicou o Doutor e professor da UFC, Luís Ernesto Arruda Bezerra.
Parques Estaduais
O Parque Estadual do Pico Alto tem área de 72,53ha e perímetro de 5.343,57 metros, estando localizado no Sítio Cocão, no município de Guaramiranga. De acordo com a Sema, o parque proporcionará habitat para várias espécies e protegerá aquelas ameaçadas de extinção.
Já o Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, com perímetro de 7.299,23 metros, está localizado nas encostas da Chapada do Araripe, no Distrito de Santa Fé, a cerca de 20 km da sede do município do Crato. Conforme o Estado, irá possibilitar condições para a implementação de programas e projetos com ações planejadas e contínuas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. O Sítio Caldeirão também representa uma das áreas de maior interesse patrimonial no contexto histórico-cultural cearense.
Entre os anos de 1928 e 1937, a região foi cenário de uma experiência comunitária fundamentada na autogestão e na religiosidade popular com um ciclo produtivo baseado na agricultura e na pecuária, voltado para subsistência, liderado por José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço.
