Menu

Intervenções na Lagoa de Messejana e entorno vão custar cerca de R$ 10 mi, diz gestão

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, assinou nesta última segunda-feira, 12, a ordem de serviço para a requalificação e urbanização da Lagoa de Messejana, que promete reformas no entorno do local, melhorias nos equipamentos e preservação da área ambiental. O gestor esteve acompanhado do secretário da infraestrutura, Samuel Dias, e do secretário executivo de urbanismo e meio ambiente, Pedro Rocha.

O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses, mas a intenção da Prefeitura é encerrar antes do Natal de 2023. O valor investido é de R$ 9.569.261,04, financiado pelo Banco Mundial, para a primeira etapa de obras. A segunda etapa ainda não está prevista, mas, de acordo com Sarto, pretende realizar antes do final de seu mandato, que se encerra no fim de 2024, com um investimento de 5 a 6 milhões de reais. A área trabalhada será entre a avenida Frei Cirilo e a rua Granja Castelo.

Segundo o secretário Samuel Dias, haverá a construção de uma areninha, equipamentos de ginástica, uma área de contemplação da lagoa, parquinhos infantis, reforma no píer e buscar a recuperação da estátua da Iracema. O gestor de infraestrutura da Capital também afirmou que não irá urbanizar nenhuma área nova, apenas as já existentes.

Sarto disse que a demanda pela reforma no entorno da Lagoa é antiga pela população, tendo sido reformada pela última vez na gestão de Luizianne Lins (2004-2012). “Vamos ter um campo de futebol com uma nova arquibancada, novo piso com acessibilidade, duas academias ao ar livre, dois parquinhos, a requalificação da estátua de Iracema, enfim, todo um paisagismo que vai requalificar muito a Lagoa de Messejana”, revelou o prefeito.

Acerca da segunda etapa da obra, Sarto disse que ainda está em análise, pois não se sabe se haverá recursos para a realização.“Eu quero crer que ainda teremos recursos para fazer uma segunda etapa ainda mais ousada, que é desapropriar a área do Tremendão pra cá. Ainda estamos estudando, mas vamos debater com a comunidade como seria essa segunda etapa nesta segunda maior lagoa de Fortaleza.”

Sobre a continuação da venda dos feirantes durante as obras, Sarto afirmou que o trabalho deles não será comprometido. De acordo com o prefeito, os secretários Samuel Dias e Túlio Studart, da Regional 6, falaram com os ambulantes do entorno da lagoa no último domingo, 11, que temiam serem prejudicados.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Sarto reforçou que a preservação das águas da Lagoa seria mantida durante as reformas, bem como uma promessa de não derrubar nenhuma árvore do entorno. Ele aproveitou para reforçar as ações da Prefeitura em outros locais da cidade, como o projeto de plantação de 100 mil árvores na Capital, atualmente com 53 mil já plantadas, e o repasse de recursos para o saneamento básico nas áreas periféricas.

Questionado por um estudante morador da região acerca de dois canais que desaguam na Lagoa, o Prefeito afirmou que ainda irão estudar como fazer a obra preservando o meio ambiente, não dando uma previsão do que será feito com os canais.

“Falei com o secretário Samuel [Dias] para estudar uma forma de atender a demanda do sangradouro para a gente resolver o problema de quando acontece mais chuvas e tem que drenar essas águas”, respondeu.

O projeto tem financiamento do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), de responsabilidade da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). A execução da obra será feita pela Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf).

Com 388 mil metros quadrados, a Lagoa de Messejana, ou o Parque Urbano Jornalista Demócrito Dummar, como é oficialmente registrado, tem vegetação típica da Mata dos Tabuleiros, Cerrado e Caatinga, e faz parte da bacia do Rio Cocó, tendo a segunda maior Lagoa de Fortaleza, atrás apenas da Lagoa da Parangaba. A Lagoa abriga a estátua da índia Iracema, ícone cultural e turístico da cidade, em alusão ao clássico da literatura brasileira “Iracema”, do escritor José de Alencar. O monumento possui 12 metros de altura e 16 toneladas.

Deixe um comentário