O fundador da Comunidade Católica Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, morreu aos 85 anos, em Cachoeira Paulista, em São Paulo, na noite nesta segunda-feira, 12. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da comunidade. Conforme a nota, a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.
Jonas Abib havia deixado o hospital na última quinta-feira, 8, após ficar um mês internado para tratamento de uma pneumonia. O fundador seguia um tratamento quimioterápico de um mieloma (tipo de câncer) desde 2021.
O velório do religioso começou no início da manhã desta terça-feira e seguirá até quinta-feira, 15, no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista. A morte do Monsenhor repercutiu na comunidade católica. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se manifestou nas redes sociais. “Momento de dor e consternação ao comunicarmos o falecimento do Monsenhor Jonas Abib”, disse, pelas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Biografia
Monsenhor Jonas, pai e fundador da Comunidade Canção Nova, nasceu em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto, São Paulo. Ele foi ordenado sacerdote em 1964 e, então, passou a se dedicar no trabalho de evangelização de jovens. Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.
A comunidade católica mobiliza milhares de fiéis em todo País e é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo. Em Cachoeira Paulista, a Comunidade Canção Nova se firmou como grande trabalho e polo irradiador do Evangelho, obtendo o Reconhecimento Pontifício em 2008.
