Menu

Circula Ceará tem início nesta quarta-feira, em Limoeiro do Norte

Foto: Divulgação/Governo do Estado

A partir desta quarta-feira, 7, a cidade de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, recebe o Circula Ceará, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). O evento vai até o próximo dia 10.

A abertura oficial será a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte. A cerimônia contará com a presença da secretária executiva da Cultura, Valéria Cordeiro, e do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago, dentre outros gestores, representantes institucionais e autoridades locais.

Na ocasião, será realizada a apresentação do Grupo de sopros Maestro José Robles e da Orquestra Infanto juvenil Limoeirense. A partir das 18h30, haverá a abertura da exposição fotográfica Severinas Mulheres do Sertão, por Mayara Albuquerque (Quixeramobim), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Núcleo de Informação Tecnológica (NIT).

Durante os dias de circuito, vários espaços públicos e equipamentos culturais da cidade de Limoeiro do Norte serão ocupados com espetáculos em diversas linguagens e atividades de formação. Após Limoeiro do Norte, o projeto segue para Icapuí, entrando em um ciclo de 15 municípios do Ceará que recebem a programação artística e de formação, ocupando os espaços públicos e equipamentos culturais.

As atividades são gratuitas, acessíveis em Libras e abertas a todos os públicos. Para saber mais informações e acompanhar a programação, basta acessar os perfis de Instagram @circulace, @sec.culturalimoeiro e @secultceara e o site.

O Circula Ceará tem parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro e parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (o DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Além da programação cultural, o Circula Ceará tem também uma potente programação institucional que fortalece a política cultural no Estado. A cidade que recebe o Circula em cada macrorregião também protagoniza o Encontro Regional de Dirigentes Municipais de Cultura, realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura). Além do encontro de gestores e gestoras municipais de Cultura, o Circula promove também visitas técnicas aos Pontos de Cultura e espaços cênicos, conversas sobre diversos temas, como políticas culturais afirmativas, políticas de formação em arte e cultura e políticas de patrimonialização, além de atendimento ao Pro-Siec (Protocolo de Intenções e Sistemas de Cultura), preenchendo a cidade com Cultura, na prática e no debate.

“O Circula Ceará apresenta também uma programação institucional bem intensa, com a participação de coordenadores das várias políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Então é um momento de reflexão, de festa, de congraçamento e é um momento de debate também, onde se debate a questão da institucionalização da Cultura, com conversas em torno da profissionalização e do mercado cultural como um todo”, explica Valéria Cordeiro, secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará.

Deixe um comentário