O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará informou, na manhã desta quarta-feira, 7, que o sargento Jairo, de 36 anos, que desapareceu durante um resgate de turista na praia de Jericoacoara, foi localizado. O oficial conseguiu ligar para um amigo, por volta da 2h36 da madrugada desta quarta-feira, informando que estava bem, quando chegou, nadando, à Praia de Tatajuba, no município vizinho, de Camocim.
“O sargento Jairo do Corpo de Bombeiros ficou à deriva no mar desde o início da noite desta terça, 6, por volta das 18 horas, durante uma operação de salvamento de um turista francês que praticava Kitesurf na praia de Jericoacoara“, destacou o Corpo de Bombeiro em nota.
Ver essa foto no Instagram
O oficial havia ficado à deriva durante o resgate de turista francês que estava praticando kite surf em Jericoacoara. Sargento Jairo conseguiu resgatar o turista, mas voltou, em uma moto aquática, para pegar os equipamentos da vítima, que acabaram se enroscando na hélice do veículo, que parou de funcionar.
Ele, então, decidiu abandonar a moto aquática e conseguiu nadar até Camocim, uma distância de 21,3 km em linha reta. “De acordo com o sargento Jairo, ‘a pipa enroscou na turbina da moto aquática, o que ocasionou a sua deriva. Aguardei e ao observar que estava se distanciando ainda mais da costa, abandonei a moto aquática, por volta das 21 horas, e nadei até a terra firma, por volta das 1h30 da madrugada'”, afirmou o Corpo de Bombeiros.
“Ao chegar em terra, andei até chegar em uma casa, me identifiquei, pedi apoio, liguei para minha mãe, avisei que estava tudo bem e logo em seguida avisei o Posto de Guarda Vidas de Jericoacoara“, concluiu o oficial.
A operação de busca e salvamento foi coordenada pelo coronel comandante-geral adjunto do CBMCE, Zélio Menezes e pelo comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM), tenente coronel Souza Júnior. Em nota, o Corpo de Bombeiros agradeceu o empenho da “Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Camocim, das guarnições de guarda-vidas com viaturas 4×4 e moto aquáticas de Jericoacoara, da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo, da equipe do drone de última geração, da guarnição de mergulhadores, guarnições de busca e salvamento de Itapipoca, Sobral e Canindé, além de voluntários civis com conhecimento do local e seus respectivos barcos”.
